Como Crochê Antigo Pode Virar Produto Vendável em 2025

 

Como Crochê Antigo Pode Virar Produto Vendável em 2025



Sabe aquela toalha rendada que sua avó guardava com tanto carinho desde os anos 50? Ou aquele vestido delicado, feito ponto a ponto pelas mãos experientes das tias-avós, que passou por gerações na sua família? Pois é, essas peças antigas de crochê, que muita gente ainda guarda com nostalgia em baús e gavetas, podem se tornar verdadeiras joias comerciais em pleno 2025.

Neste texto, quero conversar com você sobre como essas preciosidades artesanais antigas podem ganhar uma nova vida e se transformar em produtos altamente vendáveis no mercado atual. Vou te contar como, aproveitando a onda crescente de valorização por trabalhos manuais e sustentáveis, é possível transformar um simples hobby de décadas atrás em uma oportunidade incrível de negócio.

Foto antiga de mulhger com vestido de crochê

VESTIDO DE CROCHÊ ANO 1950

Tamanhos: Pequeno, Médio

Materiais necessários:

LINHA AMERICANA

Malha penteada “DAWN” ou DAWN “SAYELLE” ®

3 (4)—4 oz. novelos Branco

1 novelo de 4 oz de cada Leaf Green ou Premier Green e Lt. Raspberry ou Folly Pink

1 oz. Laranja ou Laranja Queimada

Agulha de crochê de plástico tamanho H OU QUALQUER AGULHA DE TAMANHO QUE RESULTE NA MEDIDA DE PONTO ABAIXO.

MEDIDA: Cada motivo mede cerca de 10 cm.

As instruções são fornecidas para o tamanho pequeno. As alterações para o tamanho médio estão entre parênteses.

MEDIDAS:

Largura do busto na axila:

17, 18 polegadas

MOTIVO: Com corr. 5 laranja, feche para formar um anel, corr. 1, 8 pb no anel, corte o fio, prenda o branco, feche (ao trocar de cor, sempre complete a última metade do p com a próxima cor). 2ª CARREIRA: corr. 7, trabalhando em uma única laçada de cada corr. Trabalhe 3 pb no 2º p a partir da agulha e em cada p restante da corr. (pétala), pb atrás do 7º pb do início da pétala, pb no próximo pb da 1ª carreira, repita do início 7 vezes (8 pétalas), feche, corte o fio. 3ª CARREIRA: Prenda o verde-folha no pb entre as pétalas, corr. 3, 2 pbx no mesmo espaço, * corr. 1, 3 pbx no próximo pb entre as pétalas, repita de * em toda a volta, corr. 4ª CARREIRA: 5 pb (concha) no pb central, pb no espaço da corr. 1, repita do início em toda a volta, feche, corte o fio.

Trabalhe um 2º motivo da mesma maneira, mas use Lt. Raspberry para a 2ª carreira e una o 2º motivo ao 1º motivo na última carreira da seguinte maneira: 3 pb no pb central, * solte a laçada da agulha, insira a agulha em qualquer pb central da última carreira do 1º motivo, pegue a laçada solta, 2 pb no mesmo espaço do 2º motivo, pb no espaço de 1 corr, 3 pb no próximo pb central, repita a partir de * uma vez inserindo a agulha no próximo pb central do 1º motivo, então complete a última carreira igual ao 1º motivo. Continue trabalhando e unindo os motivos alternando as cores até que haja 10 (12) motivos na tira. Trabalhe mais 1 carreira de motivos alternando os motivos Branco e Lt. Raspberry unindo o último motivo aos pb centrais opostos organizando as cores como na foto.

MOTIVO DE UNIÃO: Com a corr. 5 laranja, feche para formar um anel, corr. 1, pb no anel, * corr. 3, solte a laçada da agulha, insira a agulha na união dos 2 motivos, pegue a laçada solta e puxe através, corr. 3, pb no anel, repita a partir de * 3 vezes, terminando com pb no 1º pb, corte o fio. Trabalhe um motivo de união em cada espaço ao redor.

1ª CARREIRA: Começando na borda inferior da saia acima da borda; prenda o branco entre quaisquer 2 motivos, 4 corr., 2 p.a. no mesmo espaço, * 3 p.a. no próximo p.b., 5 p.b. no centro da próxima concha, 5 p.b. no centro da próxima concha, 3 p.a. no próximo p.b., 3 p.a. entre os próximos 2 motivos, repita de * em toda a volta terminando para corresponder, feche no 4º p. da corr. inicial, 1 corr., vire. 2ª CARREIRA: Pb no pb central, * 2 corr., pb no pb central do próximo grupo de pb, 3 corr., 2 pb, 3 corr., pb no mesmo espaço, repita a partir de * uma vez, 1 corr., pb no pb central do próximo grupo de pb, 1 corr., pb no centro do próximo grupo de pa, 3 corr., 2 pb, 3 corr., pb no mesmo pa, 1 corr., pb no próximo pa central, repita a partir do 1º * em toda a volta, terminando para corresponder, feche, corte o fio, vire. 3ª CARREIRA: Prenda o fio e * pb no 3º p da corr., 4 corr., laç. a agulha duas vezes, insira a agulha no mesmo p, laç., puxe através do p (4 laçadas na agulha), laç., puxe através de 2 laçadas, laç., pule 2 pb, insira a agulha no próximo p (topo da corr.), laç., puxe através (5 laçadas na agulha), laç., trabalhe todas as laçadas 2 de cada vez, 2 corr., pb no centro onde os p se cruzam, 4 corr., pb no 17topo da mesma corr já trabalhada, corr 2, repita de * em toda a volta, feche, vire. 4ª CARREIRA: pb na laçada de 2 corr no topo, * corr 3, 2 pbx, corr 3, pb na mesma laçada, corr 2, pb no topo da próxima laçada de 2 corr, repita de * em toda a volta, feche para corresponder, vire. 5ª CARREIRA: Repita a 3ª carreira a partir do 1º *. 6ª CARREIRA: Repita a 4ª carreira. Repita as últimas 2 carreiras 4 vezes. PRÓXIMAS 6 CARREIRAS: Trabalhe no padrão com corr 1 em vez de corr 2 entre cada padrão para modelar a cintura. PRÓXIMAS 3 CARREIRAS: Trabalhe no padrão com corr 2 entre cada padrão. PRÓXIMA CARREIRA: Divida para as costas. MODELAR CAVAS: Pbx em 1 padrão, trabalhe nos próximos 13 (16) padrões, 2 corr., pbx em cima da próxima laçada de 2 corr., 1 corr. para virar esta e a próxima carreira. Repita a última carreira uma vez, tendo 2 padrões menos 11 (14) padrões. Continue no padrão (sempre pbx na laçada de 2 corr. no início de cada 4ª carreira do padrão) até que as cavas meçam 18 cm, terminando na 3ª carreira do padrão. MODELAR OMBROS E GOLA: Trabalhe em 3 (4) padrões para o ombro, 2 corr., * 2 pbx na próxima laçada de 2 corr. do próximo padrão, 2 corr., repita de * 4 (5) vezes para o pescoço, trabalhe no padrão até o final da carreira para o outro ombro. PRÓXIMA CARREIRA: Pbx no topo da corr, * 1 pb em cada pbx, pbx no topo da corr, 2 corr, pbx no topo da corr, repita a partir de * 2 (3) vezes, depois trabalhe 2 pb em cada espaço e 1 pb em cada pb da carreira abaixo, cruzando o decote, complete o ombro igual ao 1º ombro, corte o fio.

FRENTE: Prenda o fio no 1º padrão livre e trabalhe como atrás até que as cavas meçam 5 polegadas. PRÓXIMA CARREIRA: Trabalhe em 3 (4) padrões para o ombro, trabalhe o decote como atrás em 5 (6) padrões, trabalhe no outro ombro. Trabalhe e complete 1 ombro até o mesmo comprimento das costas, solte o fio. Prenda o fio no outro ombro e complete para corresponder, corte o fio. Pegue o fio solto do 1º ombro e trabalhe nos ombros e no decote como atrás, corte o fio. ACABAMENTO: Costure as costuras dos ombros. Trabalhe 1 carreira de pb em cada cava, feche. Trabalhe um pbx em cada p, corte o fio. Trabalhe um pbx em cada p ao redor da borda do pescoço. BORDA INFERIOR DO VESTIDO: Com o lado direito voltado para você, prenda o branco entre quaisquer 2 motivos, pb no mesmo espaço, ** pule o próximo p, 5 pb no próximo p, * trabalhe 5 pb no p central da próxima concha, repita a partir de * uma vez, trabalhe 5 pb no 2º p da próxima concha, pb entre os próximos 2 motivos, repita a partir de ** em toda a volta, feche, corte o fio.


Nostalgia e Valor Emocional

Tudo começa pela emoção. O crochê dos anos 50 era mais que simples artesanato, era uma expressão carinhosa e detalhista da cultura doméstica. Muitas mulheres da época passavam horas formando padrões intrincados com linha, paciência e criatividade para criar peças únicas que carregavam histórias familiares. Hoje, em meio à velocidade digital e ao consumo acelerado, essas peças antigas trazem uma sensação reconfortante de conexão com o passado.

A nostalgia vende, e muito bem. Produtos que despertam emoções afetivas possuem um valor agregado enorme. Se você conseguir capturar essa essência emocional do crochê antigo em suas peças atuais, certamente terá um diferencial poderoso.

Toalhinha de babados com rosas ano 1950

Toalhinha antiga em crochê

MaterialQuantidadeTamanho aproximado
do guardanapo
Tamanho da
agulha
“GEM” Crochê Algodão
Artigo 35, Tamanho 30
1 bola branca,
1 bola rosa claro,
1 bola rosa escuro,
1 bola verde Nilo
9 polegadasAço 12
ou

Artigo 25 do Tatting Cotton “STAR”
2 bolas brancas,
2 bolas rosa claro,
1 bola rosa escuro,
1 bola verde Nilo
7 ”"13
ou
“STAR” Crochê Algodão
Artigo 20, Tamanho 30
1 bola branca,
1 bola rosa claro,
1 bola rosa escuro,
1 bola verde Nilo
9 ”"12
ou
Crochê “STAR” Algodão
Artigo 30, Tamanho 30
2 bolas brancas,
2 bolas rosa claro,
1 bola rosa escuro,
1 bola verde Nilo
9 ”"12

ROSA —Com corr. rosa escuro, 5 corr., feche para formar um anel, corr. 6, pb no anel, * corr. 3, pb no anel, repita a partir de * duas vezes, corr. 3, feche no 3º p. do corr.

2ª carreira — 1 pb, 5 pbx, 1 pb sobre cada 3 laçadas, feche.

3ª carreira —* 5 corr., pb entre as próximas 2 pétalas na parte de trás do trabalho, repita a partir de * 4 vezes.

4ª carreira — Faça 1 corr. e sobre cada laçada trabalhe 1 pb, 7 pbx, 1 pb, feche.

5ª Carreira —* 6 corr., pb atrás do trabalho entre as próximas 2 pétalas, repita a partir de * 4 vezes.

6ª carreira — Faça 1 corr. e sobre cada laçada, trabalhe 1 pb, 9 pbx, 1 pb, feche, quebre o fio.

7ª carreira — Prenda o verde no mesmo espaço, * 7 corr., pb no 2º p a partir da agulha, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p da corr. (pbx: passe a linha na agulha, insira no p, puxe através, passe a linha e puxe através de todas as laçadas de uma vez), 1 pbx em cada um dos próximos 3 p da corr., pb no mesmo espaço entre as pétalas, 6 corr., pb atrás do trabalho entre as próximas 2 pétalas, repita a partir de * em toda a volta (5 folhas) 6 corr., feche.

8ª carreira — Faça 5 pb na lateral da próxima folha, 3 pb na ponta da folha, 5 pb no outro lado da mesma folha, 8 pb sobre a próxima laçada de 6 correntinhas, repita do início 4 vezes e arremate o fio.

Continuação da página 7

9ª carreira — Pétala inicial: prenda o rosa claro no 1º pb do grupo de 8 pb entre as folhas, 3 corr., pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, 2 pb em cada um dos próximos 2 pb, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, 2 pb no próximo pb, 3 corr., vire.

10ª carreira — 2 pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 10 pb, 3 pb no 3º p da corr, 3 corr, virar.

11ª carreira —Trabalhando em pb, aumente 1 pb em cada extremidade e em cada um dos 2 p centrais, faça 3 correntinhas para virar cada carreira (20 pb).

12ª carreira — Aumente 1 pb no início e no final da carreira (22 pb).

13ª carreira — Igual à 11ª carreira, com 26 pb na carreira.

14ª carreira — Igual à 12ª carreira (28 pb).

15ª Carreira — Aumente 1 pb em cada extremidade e aumente 1 pb em cada um dos 2 p centrais (32 pb).

16ª carreira —Trabalhe em ponto meia.

17ª carreira — Aumente 1 pb no início e no final da carreira. Repita as 2 últimas carreiras uma vez e trabalhe 2 carreiras em ponto meia.

22ª carreira — Diminua nos próximos 2 p. (para diminuir: * passe a linha na agulha, insira no próximo p., puxe e faça 2 laçadas, repita a partir de * uma vez, passe a linha e faça todas as laçadas de uma vez), 1 pb em cada um dos próximos 31 pb, diminua nos próximos 2 p.

23ª carreira — Diminua 1 pb no início e no final da carreira, 1 correntinha, vire.

24ª carreira — pule 1 pb, pb no próximo pb, 1 pbx em cada um dos próximos 2 pb, 1 pb em cada um dos próximos 6 pb, 1 pbx em cada um dos próximos 12 pb, 1 pb em cada um dos próximos 6 pb, 1 pbx em cada um dos próximos 2 pb, pb no próximo p, arremate a linha.

Passe o fio no 1º pb do próximo grupo de pb da 8ª carreira e trabalhe outra pétala da mesma maneira, arrebentando o fio. Trabalhe mais 3 pétalas como na última pétala, arrebentando o fio.

Prenda o rosa escuro na base de qualquer pétala e trabalhe uma carreira de pb ao redor de cada pétala, trabalhando 3 pb no topo de cada canto da pétala e arrebentando o fio.

Costure as pétalas da 9ª à 16ª carreira, conforme ilustrado.

FOLHA: Com corr. 19 verde, pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb em cada um dos próximos 2 p da corr., 1 pbx em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p da corr., 1 pa em cada um dos próximos 4 p da corr., 1 pa em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx no último p da corr., 1 corr. e trabalhando do outro lado da corr., pbx no próximo p, 1 pb em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p, 1 pa em cada um dos próximos 2 p, 1 pax em cada um dos próximos 2 p, 1 pax em cada um dos próximos 2 p, 1 pax em cada um dos próximos 4 p, 1 pa em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx em cada um dos próximos 2 p, 1 pb em cada um dos próximos 2 p, 1 pbx no próximo p.

2ª Carreira — 1 corr., 1 pb em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 3 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 8 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx no ponto seguinte, 1 corr., 1 pb em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 8 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, 1 pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, pbx em cada um dos 2 pontos seguintes, arremate o fio deixando uma ponta. Trabalhe mais 4 folhas da mesma maneira e costure no espaço entre as pétalas, pegando a alça de trás dos pontos apenas e costurando na parte mais larga da folha.

BABADO —Prenda o branco no centro de qualquer pétala, * corr. 4, pule 1 p, pb no próximo p, repita de * até 3 p da junção, pule 1 p, pb no próximo p mantendo a última laçada do pb na agulha, pule 1 p da mesma pétala e 1 p do lado da próxima folha, pb no próximo p mantendo a última laçada do pb na agulha, passe a linha e puxe por todas as 3 laçadas de uma vez, * corr. 4, pule 1 p, pb no próximo p, repita de * ao redor da folha até 3 p da junção no lado esquerdo da folha, pule 1 p, pb no próximo p mantendo a última laçada do pb na agulha, pule 1 p da folha e 1 p do lado da próxima pétala, pb no próximo p mantendo a última laçada do pb na agulha, passe a linha e puxe por todas as laçadas de uma vez, * corr. 4, pule 1 p da pétala, pb no próximo p, repita de * em toda a volta da mesma maneira, trabalhando entre as junções da mesma forma que no 1º folha.

2ª carreira — pb na laçada, 6 corr., pb na mesma laçada, * 6 corr., pb na próxima laçada, 6 corr., pb na próxima laçada, 6 corr., pb na mesma laçada, repita a partir de * em toda a volta, terminando a carreira com 3 corr., pb no pb (isso coloca a linha na posição para a próxima carreira).

3ª Carreira — * 6 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * em toda a volta, terminando a carreira com 3 corr., pb no pb. Trabalhe mais 6 carreiras iguais à última, mas terminando a última carreira com 6 corr., pb no pb e, com um número par de laçadas na última carreira, arremate o fio.

10ª carreira — Prenda o fio rosa escuro em qualquer laçada, ** 4 corr., ponto alto na próxima laçada (ponto alto: passe a linha na agulha, insira no espaço, puxe e feche 2 laçadas, * passe a linha na agulha, insira no mesmo espaço, puxe e feche 2 laçadas, repita a partir de * uma vez, passe a linha e feche todas as laçadas de uma vez), 5 corr., pb no 3º p a partir da agulha para picô, 2 corr., ponto alto na mesma laçada, 4 corr., pb no próximo laçada, repita a partir de ** em toda a volta, 4 corr., feche, quebre a linha.

Sustentabilidade: A Nova Moeda do Consumo

Outro ponto fundamental é a sustentabilidade. Em 2025, vivemos um momento crítico da sociedade onde o consumo consciente e o reaproveitamento são altamente valorizados. O crochê antigo se encaixa perfeitamente nessa tendência. Ao resgatar e reutilizar peças feitas em épocas anteriores, você oferece não só beleza, mas um produto sustentável e com uma história real por trás.

Imagine transformar uma colcha antiga, que talvez estivesse esquecida em um armário, em almofadas modernas para decorar ambientes contemporâneos. Ou usar toalhinhas de crochê vintage para criar luminárias belíssimas e exclusivas. As possibilidades são infinitas, e todas elas se alinham perfeitamente com a demanda atual por produtos ecologicamente conscientes.

toalhinha em crochê
CAMEO GIRL DOILY ANO 1950

MaterialQuantidadeTamanho aproximado
do guardanapo
Tamanho da
agulha
“GEM” Crochê Algodão
Artigo 35, Tamanho 30
1 Bola Creme
1 Bola Iridescente
1 Bola Rosa
1 Bola Fúcsia
1 Bola Tingido Rosa e Amarelo
1 Bola Branca
5 polegadasAço 12
ou

Artigo 25 do Tatting Cotton “STAR”
1 Bola Iridescente
1 Bola Rosa
1 Bola Fúcsia
1 Bola Colorida Rosa e Amarelo
2 Bolas Brancas
7 ”"13
ou
Algodão Crochê “DE LUXE”
Artigo 346
1 Bola Creme
1 Bola Iridescente
1 Bola Rosa
1 Bola Rosa
1 Bola Colorida Rosa e Amarelo
1 Bola Branca
11 ”"7

Com creme, 4 corr., pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb em cada p da corr., 1 corr., vire.

2ª e 3ª carreiras — 1 pb em cada pb, 1 correntinha para virar cada carreira.

4ª e 5ª carreiras —Trabalhando em pb, aumente 1 pb no início e no final de cada carreira.

6ª Carreira — Aumente 2 pb no início e no final da carreira. Trabalhe 1 carreira em ponto meia e arremate o fio.

8ª carreira — Prenda a peça fúcsia (substitua a fúcsia por rosa se for usado o fio de crochê de algodão “De Luxe”) e faça 1 pb em cada pb, rompa o fio e não vire.

9ª carreira — Prenda o rosa e o amarelo coloridos, 3 corr., 1 pbx, 3 corr., 2 pbx no mesmo espaço, pule 1 pb, 2 pbx, 3 corr., 2 pbx (concha) no próximo pb, * pule 2 pb, concha no próximo pb, repita a partir de * uma vez, pule 1 pb, concha no próximo pb, quebre a linha, não vire.

10ª carreira —Prenda a cor fúcsia, pb no mesmo espaço, 1 pb no próximo pbx, * 3 pb na próxima laçada, 1 pb em cada um dos próximos 4 pbx, repita a partir de * 3 vezes, 3 pb na próxima laçada, 1 pb em cada um dos próximos 2 pbx, quebre a linha, não vire.

11ª Carreira — Pule 8 pb, prenda a cor Fúcsia no próximo pb, trabalhando na alça de trás do p, pb no mesmo espaço, * pule 3 pb, 1 pb em cada um dos próximos 4 pb, repita a partir de * uma vez, pule 3 pb, 1 pb no próximo pb. Trabalhe 1 carreira em ponto baixo, trabalhando em ambas as alças.

13ª Carreira — Diminua 1 pb no início e no final da carreira (para diminuir: insira a agulha no p, puxe a laçada, insira no próximo p, puxe o fio por cima e feche todas as laçadas de uma vez). Trabalhe 1 carreira em ponto meia. Repita as 2 últimas carreiras uma vez, depois trabalhe mais uma carreira em ponto meia e arremate o fio. Não vire o trabalho.

Continuação da página 14

18ª carreira — Prenda o rosa, corr. 5, pb no mesmo espaço, * corr. 5, pb no próximo pb, repita a partir de * 4 vezes, corr. 5, pb no mesmo espaço (7 laçadas), corr. 7, vire.

19ª carreira — pb na próxima laçada, * 5 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 5 vezes, 3 corr., pb no 2º p do final da última laçada, 7 corr., vire (8 laçadas).

Continue trabalhando da mesma forma que na última carreira, sempre deixando mais 1 laçada em cada carreira até que haja 13 laçadas.

25ª carreira — pb sobre 3 corr., * 5 corr., pb na próxima laçada, repita de * em toda a carreira, vire.

15

26ª carreira — 9 corr., pb na próxima laçada, * 6 corr., pb na próxima laçada, repita de * em toda a carreira, vire.

Repita a última carreira duas vezes.

29ª carreira — 10 corr., pb na próxima laçada, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita de * em toda a carreira, vire.

Repita a 29ª carreira 3 vezes, terminando a última carreira com 6 corr., pbx na última laçada, 5 corr., vire.

33ª carreira — Pb sobre a corr. 6, * corr. 7, pb na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, corr. 3, pb na mesma laçada, repita a partir da 1ª * duas vezes, * corr. 7, pb na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, corr. 5, pb no mesmo espaço, arremate o fio. Tricotar mais 3 vestidos da mesma maneira.

Manga direita — Com o lado direito do trabalho voltado para você, prenda o rosa e o amarelo coloridos no 7º pb do final da 10ª carreira, trabalhando na alça de trás do p, * 3 corr., pb no próximo pb, repita a partir de * duas vezes, * 5 corr., pb no próximo pb, repita a partir de * uma vez, 7 corr., vire.

2ª carreira — pb na próxima laçada, 5 corr., pb na próxima laçada, * 3 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, vire.

3ª carreira —* 3 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, * 5 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * uma vez, 5 corr., vire.

4ª fileira — Igual à 2ª fileira.

5ª carreira —* 3 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, 1 corr., vire.

6ª Carreira —* pbx na próxima laçada, repita a partir de * duas vezes, rompa o fio. Tricotar mais 3 mangas direitas da mesma maneira.

Manga esquerda — Com o lado avesso do trabalho voltado para você e trabalhando na alça da frente do ponto, trabalhe a manga da mesma maneira até a 3ª carreira, terminando a última carreira com 3 correntinhas.

4ª Carreira — Una ao 4º p da laçada correspondente da manga direita do 1º vestido, 1 corr., pb na próxima laçada da manga do 2º vestido, complete a manga da mesma forma que a manga direita. Continue tricotando as mangas dos vestidos restantes, unindo-as da mesma maneira.

Com o lado direito do trabalho voltado para você, prenda o Fuchsia no 1º pb da manga, pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, quebre a linha.

Braço direito — Com o lado direito do trabalho voltado para você, prenda o creme no 1º pb da borda da manga, trabalhando na alça de trás do p, pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, 1 correntinha para virar todas as carreiras.

Próxima carreira —Trabalhando em ambas as alças, 1 pb em cada pb.

3ª carreira — 2 pb no 1º pb, pule 1 pb, pb no próximo p.

4ª carreira — pbx em pbx, pule 1 pb, 2 pb no próximo pb.

Repita as 2 últimas carreiras uma vez e, em seguida, repita a 3ª carreira. Trabalhe 1 carreira em ponto meia.

9ª Carreira — Diminua nos 2 primeiros p., p.b. no próximo p.b. Trabalhe 2 carreiras em ponto meia, arremate o fio.

Braço Esquerdo — Com o avesso do trabalho voltado para você, prenda o creme no 1º pb da manga esquerda, trabalhando a 1ª carreira na alça da frente do p, depois trabalhe da mesma forma que o braço direito. Costure os 2 pb internos da última carreira de braços juntos.

Motivo de união — Com o lado avesso do trabalho voltado para você e os braços voltados para cima, prenda o branco no 1º pb do 1º braço, correntinha 9, pb no último pb do 2º braço, correntinha 5, vire.

2ª carreira — pb na laçada, 6 corr., pb no mesmo espaço, 7 corr., pb no mesmo espaço, 6 corr., pb no mesmo espaço, 2 corr., pb no mesmo espaço da corr. inicial, 3 corr., virar.

3ª carreira — 2 pb sobre a corr. 2, corr. 5, 3 pb na próxima laçada, corr. 7, 3 pbx na próxima laçada, corr. 7, 3 pbx no mesmo espaço, corr. 7, 3 pb na próxima laçada, corr. 5, 3 pb na próxima laçada, corr. 3, virar.

4ª carreira — 1 pb em cada um dos 2 pb seguintes, mantendo a última laçada de cada ponto na agulha, passe a linha e feche todas as laçadas de uma vez, 5 corr., pbx no topo do ponto feito para o picô, 5 corr., pb na próxima laçada, 5 corr., 1 pb em cada um dos 3 pb seguintes, mantendo a última laçada de cada ponto na agulha, passe a linha e feche todas as laçadas de uma vez (pb ponto agrupado), 7 corr., pb na próxima laçada, 7 corr., 1 pb ponto agrupado com 1-3 ...

5ª carreira — pb no topo do p que acabou de ser feito, 5 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * uma vez, 6 corr., pb na próxima laçada, 7 corr., pb na próxima laçada, 11 corr., pb na próxima laçada, 13 corr., pb na próxima laçada, 11 corr., pb na próxima laçada, 7 corr., pb na próxima laçada, 6 corr., pb na próxima laçada, 5 corr., pb na próxima laçada, 2 corr., pb no p. cluster, vire.

6ª Carreira — 3 corr., unir ao 4º p. do início do 4º laço grande da borda inferior na lateral da saia, 3 corr., pb no próximo laço do motivo, 3 corr., pb no 4º p. do próximo laço da saia, 3 corr., pb no próximo laço do motivo, 3 corr., pb no 4º p. do próximo laço da saia, 4 corr., pb no próximo laço do motivo, 7 corr., pular 1 laço da saia, pb no 1º p. do pequeno laço da saia, 11 corr., pb no próximo laço do motivo, 9 corr., pb no próximo laço, 9 corr., pb no próximo laço, 11 corr., unir ao 1º p. do pequeno laço da próxima saia, 7 corr., pb no próximo laço do motivo, 4 corr., pular 1 laço da saia, pb no 4º p. do final do próximo laço da saia, 3 corr., pb no próximo laço do motivo, * 3 corr., pb no 4º p. do próximo laço da saia, 3 corr, pb na próxima laçada do motivo, repita a partir de * uma vez, quebre o fio.

BORDA —Prenda o branco na 1ª laçada pequena da saia, 3 pb no mesmo espaço, * 7 pb em cada uma das próximas 3 laçadas, 3 pb na próxima laçada, repita a partir de * 3 vezes, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 3 vezes, 7 corr., 3 pb na próxima laçada, repita a partir da 1ª * em toda a volta, terminando a carreira para corresponder, feche.

2ª carreira — pb no próximo pb, 3 corr, 1 pbx, 3 corr, 2 pbx no mesmo espaço, * 3 corr, pb no p central da próxima laçada, 5 corr, 2 pa c, 3 corr, 2 pa c no p central da próxima laçada (concha de pa c), 5 corr, pb no p central da próxima laçada, 3 corr, concha de pa no p central da próxima laçada, repita a partir de * 3 vezes, 3 corr, pb na próxima laçada, * 8 corr, pb na próxima laçada, repita a partir de * 3 vezes, 3 corr, concha de pa no p central da próxima laçada, repita a partir do 1º * em toda a volta da carreira final para corresponder, feche.

3ª carreira —* 2 pb, 3 corr., 2 pb na próxima laçada, pule 2 pa, 3 pb na próxima laçada, 5 pb na próxima laçada, pule 2 pa c, 2 pb, 3 corr., 2 pb na próxima laçada, pule 2 pa c, 5 pb na próxima laçada, 3 pb na próxima laçada, pule 2 pa, repita a partir de * 3 vezes, 2 pb, 3 corr., 2 pb na próxima laçada, pule 2 pa, 3 pb na próxima laçada, 7 pb na próxima laçada, 3 corr., pb no último pb para picot, 5 pb na próxima laçada, 2 pa c no próximo pb, 3 corr., pb no último pa c para picot, 1 pa c no mesmo espaço, 5 pb na próxima laçada, 1 pb na próxima laçada, 3 corr., pb no pb para picot, 6 pb na mesma laçada, 3 pb na próxima laçada, pule 2 pa, repita do início ao redor linha final para corresponder, unir, quebrar o fio.

Buquê —Com Iridescent, 2 corr., 6 pb no 2º p a partir da agulha, feche.

2ª carreira —* 5 corr., pb no mesmo espaço (laçada picô), 2 corr., pb no próximo pb, repita a partir de * em toda a volta.

3ª carreira —* 5 corr., pb no mesmo espaço, 2 corr., pb na próxima laçada de 2 corr., repita a partir de * em toda a volta, mantendo a 2 corr. atrás da laçada de picô.

4ª carreira — Trabalhe da mesma maneira que a última carreira, fazendo 3 correntinhas entre cada laçada de picô, feche e arremate o fio.

Faça mais três buquês da mesma maneira. Costure na posição conforme a ilustração.

Chapéu —Com rosa e amarelo tingidos, faça 5 corr., feche para formar um anel, faça 3 corr. e trabalhe 12 pb no anel, feche.

2ª carreira — 1 corr., trabalhando na alça de trás do p., trabalhe 2 p.b. em cada p.b., feche, quebre o fio.

3ª carreira — Prenda a cor Fuchsia, pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, 2 pbx no próximo pb, 2 pbx no próximo pb, 1 pbx no próximo pb, 1 pbx no próximo pb, 2 pbx no próximo pb, 1 pbx no próximo pb, * 1 pa no próximo pb, 2 pa no próximo pb, repita de * uma vez, * 2 pa no próximo pb, 1 pa no próximo pb, repita de * uma vez, 1 pb no próximo pb, 2 pa no próximo pb, 1 pbx no próximo pb, 2 pbx no próximo pb, 2 pbx no próximo pb, 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, feche, arremate o fio deixando uma ponta longa o suficiente para costurar no topo da cabeça.

Tricotar outro gorro da mesma maneira, trabalhando até o 3º pb da última carreira, unir ao pb correspondente na lateral do gorro e completar a carreira. Tricotar o 3º gorro unindo-o da mesma maneira. Tricotar o 4º gorro unindo-o em ambos os lados.

Costure os chapéus no pescoço, conforme ilustrado.


Produtos Customizados e Exclusivos

Em um momento em que a produção em massa domina muitos setores, peças feitas à mão ganham cada vez mais destaque. As pessoas buscam algo único, algo que reflita personalidade, estilo e exclusividade. E o crochê antigo tem exatamente esse apelo. Cada peça feita antigamente é única, impossível de ser reproduzida exatamente igual devido ao método artesanal.

Ao incorporar essas peças antigas em novos produtos, você cria itens singulares que ninguém mais terá. Imagine bolsas modernas com detalhes em crochê dos anos 50. Ou uma linha de roupas que mistura tecidos contemporâneos com aplicações delicadas de crochê vintage. Esses produtos exclusivos respondem diretamente à busca por originalidade e identidade que o consumidor moderno valoriza tanto.

Toalhinha de guirlanda de azevinho

toalha de natal de crochê

Material para cada DoilyQuantidadeTamanho aproximado
do guardanapo
Tamanho da
agulha
“GEM” Crochê Algodão
Artigo 35, Tamanho 30
1 Bola Branca
1 Bola Verde
1 Bola Vermelha
9 polegadasAço 12
ou

Artigo 40 de algodão em crochê “PURITAN”
1 Bola Branca
1 Bola Verde
1 Bola Vermelha
11 ”"7
ou
Algodão Crochê “DE LUXE”
Artigo 346
1 Bola Branca
1 Bola Verde
1 Bola Vermelha
11 ”"7
ou

Artigo 25 do Tatting Cotton “STAR”
2 bolas brancas,
2 bolas verdes e
1 bola vermelha
7 ”"13
ou
“STAR” Crochê Algodão
Artigo 20, Tamanho 30
1 Bola Branca
1 Bola Verde
1 Bola Vermelha
9 ”"12
ou
Crochê “STAR” Algodão
Artigo 30, Tamanho 30
1 bola branca,
2 bolas verdes e
1 bola vermelha
9 ”"12
ou
Algodão Pérola “STAR”
Artigo 90, Tamanho 5
2 bolas brancas,
2 bolas verdes e
1 bola vermelha
11 ”"7
ou
“SILLATEEN SANSIL”
Artigo 102
1 bola branca,
2 bolas verdes e
1 bola vermelha
10 ”"10

Folha: Com o verde começando na borda inferior, faça 3 corr., 2 pb no 3º p a partir da agulha, 3 corr., vire.

2ª carreira — Pbx no mesmo espaço, 1 pbx no próximo pbx, 2 pbx no próximo p, 3 correntinhas, virar.

3ª carreira — 2 pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, 3 pb no p final, 3 correntinhas, virar.

4ª carreira — 1 pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb no próximo p da corr., 1 pb em cada um dos próximos 8 pb, 3 pb no próximo p, 1 corr., virar.

5ª carreira — pb em cada um dos próximos 2 pb, 3 corr., 2 pb no próximo pb, 1 pb em cada um dos próximos 7 pb, 3 pb no próximo pb, 3 corr., virar.

6ª carreira — 2 pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 11 pb, 2 pb no próximo p, 3 correntinhas, virar.

7ª carreira — 1 pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb no próximo p da corr., 1 pb em cada um dos próximos 11 pb, 3 pb no próximo pb, 3 corr., virar.

8ª fileira — Igual à 6ª fileira.

9ª carreira — 2 pb no mesmo espaço, 1 pb em cada um dos próximos 11 pb, 3 pb no próximo pb, 3 correntinhas, virar.

Continuação da página 14

10ª carreira — 1 pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb no próximo p da corr., 1 pbx em cada um dos próximos 17 p, 1 corr., virar.

11ª carreira — 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, 3 corr., 1 pb em cada um dos próximos 13 pb, 3 corr., virar.

12ª fileira — Igual à 9ª fileira.

13ª carreira — 1 pb no 2º p a partir da agulha, 1 pb no próximo p da corr., 1 pbx em cada um dos próximos 14 pbx, 1 corr., virar.

14ª carreira — pb em cada um dos próximos 2 pb, 3 corr., 1 pb em cada um dos próximos 10 pb, 1 corr., virar.

15ª carreira — pb em cada um dos próximos 3 pb, 3 corr., 1 pb em cada um dos próximos 6 pb, 1 corr., virar.

16ª carreira — Pbx em cada um dos 3 pb seguintes, 2 corr., 1 pb em cada um dos 3 pb seguintes, mantendo a última laçada de cada pb na agulha, passe a linha e puxe por todas as laçadas de uma vez, arremate a linha. Trabalhe mais 11 folhas da mesma maneira.

SE VOCÊ ESTIVER FAZENDO O CENTRO BÁSICO Nº 1 MOSTRADO NA Página 2 —Prenda o branco em qualquer pb da última carreira do centro, 4 corr, 2 pa c no mesmo espaço mantendo a última laçada de cada pa c na agulha, passe a linha e puxe por todas as laçadas de uma vez, 3 corr, pb no topo do ponto de agrupamento para picô, 4 corr, pb no próximo laço, 1 corr e com o lado de 5 pontos da folha em direção ao centro, pb no 1º ponto da folha a partir da borda inferior, 1 corr, pb no mesmo pb no centro, * 4 corr, pa c ponto de agrupamento no próximo pb no centro, (pa c ponto de agrupamento: 3 pa c no mesmo espaço mantendo a última laçada de cada pa c na agulha, passe a linha e puxe por todas as laçadas de uma vez), 3 corr, pb no topo do ponto de agrupamento para picô, 4 corr, pb no próximo laço no centro, 1 corr, pb no próximo ponto da mesma folha, corr 1, pb no mesmo pb no centro, repita a partir de * uma vez, 4 corr., pb no próximo pb no centro, picô, 4 corr., pb na próxima laçada, picô, 4 corr., pb no próximo pb, picô, 4 corr., pb na próxima laçada, 1 corr., pb no 1º ponto a partir da borda inferior da próxima folha, 1 corr., pb no mesmo pb no centro, repita a partir do 1º * até que todas as folhas estejam unidas, arremate a linha.

FRUTAS VERMELHAS: Com vermelho, faça 2 corr., 8 pb no 2º p a partir da agulha, sem unir as carreiras, trabalhe 2 pb em cada pb.

3ª e 4ª carreiras —1 pb em cada pb.

5ª Carreira — 1 pb no próximo pb, diminua nos próximos 2 p (para diminuir: * insira a agulha no próximo p, puxe a laçada, repita a partir de *, passe a linha por cima e puxe por todas as laçadas de uma vez), repita do início ao redor. Preencha com fio de algodão ou vermelho, diminua a cada dois p até restarem 3 p, puxe junto, arremate o fio deixando uma ponta. Trabalhe mais 11 frutas vermelhas da mesma maneira e costure na posição conforme ilustrado.

SE VOCÊ ESTIVER FAZENDO O CENTRO BÁSICO Nº 2 MOSTRADO NA Página 2 —Trabalhe 10 folhas iguais às do centro básico Nº 1 unindo ao centro da seguinte maneira: prenda o branco no 1º pb de qualquer grupo de pb, 3 corr, 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, 1 corr, feche no 1º ponto da borda inferior da folha sempre tendo o lado de 5 pontos da folha próximo ao centro, * 1 corr, pb no mesmo espaço no centro, 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, 3 corr, pb na próxima laçada, 3 corr, pbx no próximo ponto da mesma folha, 3 corr, pbx na próxima laçada no centro, 3 corr, 1 pbx em cada um dos próximos 4 pb, 1 corr, pbx no próximo ponto da mesma folha, 1 corr, pbx no mesmo espaço no centro, 1 pb em cada um dos próximos 3 pb, 3 corr, pbx na próxima laçada laçada, 7 corr., pbx no 4º p a partir da agulha para picô, 3 corr., pbx na próxima laçada, 3 corr., 1 pb em cada um dos próximos 4 pbx, 1 corr., pbx no 1º ponto a partir da borda inferior da próxima folha, repita a partir de * até que todas as folhas estejam unidas, arremate o fio. Tricotar 20 frutinhas, como no Centro Básico nº 1, e costurar na posição entre as folhas, como ilustrado, prendendo a borda inferior da folha e o próximo ponto livre da folha anterior ao costurar.

Como Começar a Transformar Crochê Antigo em Produto Comercial em 2025?

Agora, você pode estar se perguntando por onde começar. A boa notícia é que é mais simples do que parece. O primeiro passo é garimpar material. Veja se há peças de crochê antigas na sua família ou procure em brechós, feiras de antiguidades e mercados vintage. Muitas vezes, você encontrará preciosidades esquecidas por preços acessíveis.

Depois, pense na transformação dessas peças. Avalie cada item com cuidado, observando o estado de conservação, o tipo de linha usada e o padrão aplicado. Relacione as peças antigas com tendências atuais. Por exemplo, cores suaves e naturais são extremamente populares agora em 2025, assim como o estilo minimalista com um toque retrô.


Técnicas e Ideias para Transformar Crochê Vintage em Produto Atual

  • Almofadas e decoração de interiores: Combine tecidos modernos com aplicações de crochê antigo. Almofadas decorativas, mantas para sofás e cortinas com detalhes vintage são extremamente procuradas em lojas de decoração sofisticadas.

  • Moda sustentável: Peças de vestuário com detalhes vintage como mangas, golas ou barras feitas com crochê antigo. Uma saia contemporânea ganha charme com um acabamento vintage. Até mesmo acessórios como bolsas, chapéus e cintos podem ser valorizados com essas aplicações únicas.

  • Bijuterias e acessórios: Colares, brincos, pulseiras e até broches com pequenos fragmentos de crochê vintage são acessórios delicados e exclusivos que encantam pela originalidade e pela história embutida.

  • Iluminação e objetos decorativos: Luminárias decoradas com crochê antigo, quadros com aplicações vintage, vasos e potes decorativos com capas rendadas. Esses objetos trazem delicadeza e charme ao ambiente contemporâneo.


Como Precificar e Valorizar seu Produto?

Uma questão comum é como precificar. É importante explicar ao consumidor o valor agregado que cada peça carrega: a história, a exclusividade, a sustentabilidade e a mão de obra artesanal. Não se trata apenas do custo do material ou horas trabalhadas, mas sim do valor emocional e histórico que esses produtos representam.

Considere não apenas os custos, mas também o público-alvo. Produtos que envolvem elementos vintage e sustentáveis têm grande aceitação entre consumidores informados e conscientes, geralmente dispostos a pagar mais por itens diferenciados. Explique claramente aos seus clientes o diferencial de suas peças, contando histórias reais das origens dos crochês usados.


Marketing Digital e Redes Sociais: Seus Melhores Aliados

Em 2025, não dá pra falar em vendas sem mencionar as redes sociais. Instagram, Pinterest, TikTok e outras plataformas digitais são fundamentais para divulgar seus produtos. Utilize fotos bonitas e profissionais, mostrando claramente as texturas e detalhes de cada peça. Vídeos curtos mostrando o processo criativo e a transformação das peças antigas também são altamente atrativos.

Crie conteúdos emocionais que mostrem o valor histórico e sustentável das peças. Conte histórias reais das artesãs originais, compartilhe curiosidades sobre o crochê antigo, faça tutoriais e vídeos mostrando o passo a passo das suas transformações criativas. Isso cria conexão emocional com o público e fortalece o valor percebido das suas criações.


Selo de Originalidade e História

Considere criar etiquetas especiais para seus produtos, contando brevemente a origem das peças aplicadas. Algo como "Esta peça foi cuidadosamente produzida com crochê original feito à mão nos anos 1950 por artesãs brasileiras". Esse pequeno detalhe, quase como um certificado de autenticidade histórico, valoriza ainda mais suas criações e encanta o consumidor.


O Futuro do Crochê Antigo em 2025

O crochê antigo veio pra ficar. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, essa técnica artesanal não perdeu força com o passar das décadas, mas sim ganhou novos significados e importância. Em 2025, ele se consolida como um símbolo forte da cultura handmade, da moda ética e da decoração sustentável.

As oportunidades estão diante de você. Com criatividade, respeito pela história e estratégias atuais de marketing, você pode transformar o crochê antigo em produtos altamente desejáveis e lucrativos.


 Transformar Crochê Antigo em Produto Vendável é Possível, Lucrativo e Gratificante

E então, gostou da ideia? Percebeu como aquelas toalhinhas antigas que talvez estivessem esquecidas podem se transformar em um negócio promissor? Mais do que uma simples tendência, o crochê antigo representa uma mudança real no comportamento do consumidor, que busca significado, beleza e sustentabilidade nas suas escolhas.

Portanto, mãos à obra: garimpe, crie, transforme, divulgue e venda. Transformar crochê antigo em produto vendável em 2025 não só pode ser uma excelente oportunidade comercial, como também um resgate bonito e gratificante da nossa cultura artesanal brasileira.

Agora é hora de abrir os baús, resgatar as peças antigas e começar a criar. Você está pronto para transformar crochê antigo em sucesso comercial em pleno 2025? O futuro está na ponta dos seus dedos.

Pontos que usavam antigamente 

Letra

Ponto em crochê


receita de ponto Letra


Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

FIO DE BEBÊ “DAWN” ou
POMPADOUR “DAWN” DE PESO MÉDIO
12 onças Rosa Bebê ou cor de sua escolha
Agulha de crochê de aço  0

Medida: Cada tira mede 2¹⁄₂ polegadas de largura


1ª Tira — 1ª Metade : Faça 10 correntinhas, feche para formar um anel, 3 correntinhas, trabalhe 17 pontos altos duplos (pb) no anel, feche, vire.

2ª carreira : 4 corr., pb no próximo pb, * 1 corr., pb no próximo pb, repita a partir de * 7 vezes, 5 corr., pb no mesmo espaço, 1 corr., vire.

3ª carreira : 1 ponto baixo (pb), 5 corr, 4 pb na laçada grande, * 1 pb, 4 corr, 1 pb no próximo espaço de 1 corr, 2 pb no próximo espaço de 1 corr, repita a partir de * uma vez, 1 pb, 4 corr, 1 pb no próximo espaço de 1 corr, 1 pb no próximo espaço de 1 corr, 7 corr, vire, pule 2 pb, a 4 corr e 2 pb, ponto baixíssimo (pb) no próximo pb, 3 corr, vire, trabalhe 8 pbx sobre a laçada, 3 corr, pb no mesmo laçada, pb no próximo espaço de 1 corr já trabalhado em 1 pb, 4 corr, 1 pb no próximo espaço de 1 corr, 2 pb no próximo espaço de 1 corr, 5 corr, vire.

4ª carreira : pule 3 pb, 4 corr. e 2 pb, pbx na próxima laçada de 3 corr., * 1 pbx no próximo p, repita a partir de * 8 vezes, 5 corr., pule 1 pb, 4 corr. e 2 pb, pbx no próximo pb, 1 corr., vire.

Repita a 3ª e 4ª carreiras até que haja 32 vieiras.

Próxima carreira : 4 pb, corr. 5, 4 pb na laçada grande, * 1 pb, corr. 4, 1 pb no próximo espaço de corr. 1, 2 pb no próximo espaço de corr. 1, repita a partir de * 3 vezes, 1 pb, corr. 4, 1 pb na próxima laçada, trabalhando ao longo da lateral da tira, * 4 pb, corr. 5, 4 pb na próxima laçada grande, 1 pb, corr. 4, 1 pb na próxima laçada, repita a partir de * até o centro, corte o fio.

1ª tira — 2ª metade : Com o lado avesso do trabalho voltado para você, prenda o fio no último pb da última laçada da 2ª carreira da 1ª metade, * 1 corr., pb no próximo p, repita a partir de * 8 vezes, 5 corr., feche no 3º pb da corr. no início da 2ª carreira, 1 corr., vire.

3ª e 4ª carreiras : Igual à 3ª e 4ª carreiras da 1ª metade da tira. Repita a 3ª e 4ª carreiras até obter 32 vieiras.

Próxima fileira : Igual à última fileira da 1ª metade da tira.

2ª Tira — 1ª Metade : Trabalhe da mesma forma que a 1ª metade da 1ª Tira unindo-se na última carreira da seguinte maneira: 4 pb, 5 corr, 4 pb na laçada grande, * 1 pb, 4 corr, 1 pb no próximo espaço de 1 corr, 2 pb no próximo espaço de 1 corr, repita a partir de * 3 vezes, 1 pb, 4 corr, 1 pb na laçada seguinte, 4 pb na laçada seguinte, 2 corr, feche na laçada correspondente da 1ª metade da 1ª tira (1ª laçada de 5 corr na extremidade lateral da tira), trabalhando ao longo dos lados de ambas as tiras, 2 corr, 4 pb na mesma laçada da 2ª tira, 1 pb, 4 corr, 1 pb na laçada seguinte, * 4 pb na laçada seguinte, 2 corr, pule a próxima laçada de 4 corr, feche na próxima laçada de 5 corr da 1ª tira, 2 corr, 4 pb na mesma laçada da 2ª tira, 1 pb, 4 corr, 1 pb no próximo laço, repita a partir de * 29 vezes, corte o fio.

2ª tira — 2ª metade : Com o lado avesso do trabalho voltado para você, prenda o fio no último pb da 2ª carreira da 1ª metade, * 1 corr., pb no próximo p, repita a partir de * 8 vezes, 5 corr., feche no 3º p do pb no início da 2ª carreira, 1 corr., vire.

3ª carreira : 4 pb na laçada grande, 2 corr., unir à laçada correspondente da tira oposta, 2 corr., 4 pb na mesma laçada, * 1 pb, 4 corr., 1 pb no próximo espaço de 1 corr., 2 pb no próximo espaço de 1 corr., repetir de * uma vez, 1 pb, 4 corr., 1 pb no próximo espaço de 1 corr., 1 pb no próximo espaço de 1 corr., 7 corr., virar, pular 2 pb, a 4 corr. e 2 pb, pb no próximo pb, 3 corr., virar, trabalhar 8 pb sobre a laçada, 3 corr., pb no mesmo laçada, pb no próximo espaço de 1 corr. já trabalhado, 1 pb, 4 corr., 1 pb no próximo espaço de 1 corr., 2 pb no próximo espaço de 1 corr., 5 corr., virar.

4ª carreira : pule 2 pb, 4 corr. e 2 pb, pbx na próxima laçada de 3 corr., * 1 corr., pbx no próximo p., repita a partir de * 8 vezes, 5 corr., pule 1 pb, 4 corr. e 2 pb, pbx no próximo p., 1 corr., vire.

Repita a 3ª e 4ª carreiras até que haja 32 vieiras.

Próxima carreira : Trabalhe como na última carreira da 2ª metade da 1ª tira. Trabalhe mais 6 tiras da mesma maneira.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 21,5 cm. Corte uma das pontas. Usando 6 fios, dobre ao meio e dê um nó em cada um dos 5 picots na borda inferior de cada tira.

Metron

32 polegadas x 32 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

Fio para suéter e meias “DAWN”
(SANFORLAN — “NÃO ENCOLHE E PERDE O AJUSTE”) ou
NYLON “DAWN” ou NYLON POMPADOUR
8 onças Branco ou cor de sua escolha
agulha de tricô  9

Amostra: 5 pontos meia = 1 polegada

Padrão Metron

Monte 137 pontos (pts) frouxamente e tricote 1 carreira em meia.

2ª carreira : 4 m, * laçada (laçada), 1 pbx, 2 m juntos (junto), passe o ponto baixíssimo sobre o ponto m, 1 laçada, 3 m, repita de * até a carreira finalizando a última repetição com 4 m.

3ª carreira : tricotar em meia em toda a carreira.

4ª carreira : 1 m, * laçada, 1 pb, 2 m junto, psso, laçada, 3 m, repita de * em toda a carreira terminando a última repetição com 1 m.

5ª carreira : tricotar em meia em toda a carreira.

Repita as últimas 4 carreiras 10 vezes.

Próxima carreira : 4 m, * laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 3 m, repita a partir de * duas vezes, laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 87 m, * laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 3 m, repita a partir de * duas vezes, laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 4 m.

Próxima carreira : tricotar em meia em toda a carreira.

Próxima carreira : 1 m, * laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 3 m, repita a partir de * duas vezes, laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 93 m, * laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 3 m, repita a partir de * duas vezes, laç, 1 pbx, 2 m j, psso, laç, 1 m.

Próxima carreira : Tricotar em meia em toda a carreira. Repita as últimas 4 carreiras 47 vezes. Repita a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª carreiras 10 vezes, depois repita a 2ª, 3ª e 4ª carreiras uma vez e arremate.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 21,5 cm e corte uma das pontas. Usando 4 fios, dobre ao meio e dê um nó em cada furo, cruzando a ponta inicial e a ponta final. Corte os fios do mesmo comprimento para cada lado, mas coloque a primeira franja no primeiro furo, * pule o próximo furo, coloque uma franja na próxima carreira em ponto meia, pule o próximo furo, coloque uma franja no próximo furo, repita a partir de * em toda a lateral. Termine o lado oposto da mesma maneira. * Usando metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo de franjas, dê um nó a cerca de ¹⁄₂ polegada da última carreira de nós, repita a partir de * em toda a volta.

Mulher usando estola Metron




Fantasia

18 polegadas x 60 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

Fio para crochê ORLON ou ORLON POMPADOUR “DAWN”
de alta densidade,
7 onças, branco ou na cor de sua escolha,
agulha de crochê de plástico tamanho G ou H

Padrão de fantasia

Faça 256 correntinhas (para medir cerca de 150 cm), ponto alto (pb) no 6º ponto (p) a partir da agulha, * 1 correntinha, pule 1 p da correntinha, pb no próximo p da correntinha, repita de * até o final da correntinha (126 malhas), 2 correntinha, vire.

2ª carreira : Faça uma laçada no 2º p a partir da agulha, no 1º pb no próximo espaço de 1 corr e no próximo pb (5 laçadas na agulha), laçada e passe por todas as laçadas de uma só vez, 1 corr, * faça uma laçada no 1 p que acabou de fazer (o 1 p é chamado de olho do p estrela), faça uma laçada no mesmo p já trabalhado, no próximo espaço de 1 corr e no próximo pb (5 laçadas na agulha), laçada e passe por todas as laçadas de uma só vez, 1 corr, repita de * em toda a carreira terminando o último p estrela passando uma laçada no 3º p da corr final, 4 corr, vire.

3ª carreira : pb no olho do próximo p estrela, * 1 corr., pb no olho do próximo p estrela, repita de * em toda a carreira terminando a carreira com 1 corr., pb no pb de virada, 2 corr., vire.

Repita a 2ª e 3ª carreiras até que o trabalho meça 45 cm, terminando com uma carreira de malha e corte o fio.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 7,5 cm, corte uma das pontas. Usando 4 fios, dobre-os ao meio e passe-os por cada fileira em cada ponta curta.

Mulher vestindo estola de fantasia


Concerto

18 polegadas x 66 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

NYLON “DAWN” ou NYLON POMPADOUR ou
LÃ PARA SUÉTER E MEIA “DAWN”
(“SANFORLAN” NÃO ENCOLHEM E DESFIAM)
13 onças Azul Claro ou Azul Bebê ou cor de sua escolha
Agulha de crochê de plástico tamanho E

Amostra: 3 pontos pipoca = 1 polegada

Padrão de concerto

Corrente (corr) 113, ponto alto (pb) no 8º ponto (p) a partir da agulha, * 2 corr, pule 2 p. de corr, pb no próximo p., repita a partir de * em toda a carreira (16 malhas), 4 corr, vire.

2ª carreira : pb no próximo pb, 1 corr., pb no mesmo espaço, 1 corr., pb no mesmo espaço, 1 corr., pb no próximo pb, * 1 corr., 3 pb com 1 corr. entre cada pb no próximo pb (concha), 1 corr., pb no próximo pb, repita de * uma vez, ** 1 corr., ponto pipoca no próximo pb (ponto pipoca: 6 pb no mesmo espaço, solte a laçada da agulha, insira a agulha no 1º pb, pegue a laçada e puxe através), 2 corr., ponto pipoca no próximo pb, 2 corr., ponto pipoca no próximo pb, 1 corr., pb no próximo pb, * 1 corr., concha no próximo pb, 1 corr., pb no próximo pb, repita de * duas vezes, repita de ** 3 vezes, terminando a última repetição com 1 corr., pule 1 p. da corr. final, pb no próximo p, 4 corr., vire.

3ª carreira : * Pb no pb central da próxima concha, 1 corr., pule o último pb da mesma concha, concha no próximo pb, 1 corr., repita a partir de * duas vezes, pb no próximo ponto pipoca, * 2 corr., pb no próximo ponto pipoca, repita a partir de * uma vez, 1 corr., concha no próximo pb, 1 corr., repita do início 3 vezes, * pb no pb central da próxima concha, 1 corr., pule o último pb da mesma concha, concha no próximo pb, 1 corr., repita a partir de * uma vez, pb no pb central da próxima concha, 1 corr., pb no 3º ponto da corr. final, 4 corr., vire.

4ª carreira : Concha no próximo pb, 1 corr., pb no pb central da próxima concha, * 1 corr., pule o último pb da mesma concha, concha no próximo pb, 1 corr., pb no pb central da próxima concha, repita de * uma vez, ** 1 corr., ponto pipoca no pb sobre o pb pipoca da 2ª carreira abaixo, * 2 corr., ponto pipoca no próximo pb, repita de * uma vez, * 1 corr., pb no pb central da próxima concha, 1 corr., pule o último pb da mesma concha, concha no próximo pb, repita de * duas vezes, 1 corr., pb no pb central da próxima concha, repita de ** 3 vezes terminando a última repetição com 1 corr., pb no 3º pb da corr final, 1 corr., vire.

Repita a 3ª e 4ª carreiras até que a estola meça 66 polegadas, terminando com a 4ª carreira do padrão.

Próxima carreira : * Pb no pb central da próxima concha, 2 corr., pule o último pb da mesma concha, pb no próximo pb, 2 corr., repita a partir de * duas vezes, * pb no próximo ponto pipoca, 2 corr., repita a partir de * duas vezes, pb no próximo pb, 2 corr., repita do início 3 vezes, * pb no pb central da próxima concha, 2 corr., pule o último pb da mesma concha, pb no próximo pb, 2 corr., repita a partir de * uma vez, pb no pb central da próxima concha, 2 corr., pb no 3º ponto da corr final (46 malhas), corte o fio.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 45 cm, corte uma das pontas. Usando 8 fios, dobre ao meio e dê um nó em cada malha da última carreira.

Próxima carreira : * Pegue metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo de franjas, dê um nó a ¹⁄₂ polegada da 1ª carreira de nós e repita de * em toda a carreira.

Próxima fileira : Pegue cada grupo de franjas e dê um nó a cerca de ¹⁄₂ polegada da última fileira de nós.

Próxima carreira : * Pegue metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo de franjas, dê um nó a ¹⁄₂ polegada da última carreira de nós e repita a partir de * em toda a carreira. Apare as franjas uniformemente. Finalize a extremidade oposta para corresponder.

Mulher vestindo estola Concerto

Valsa

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

FIO VOLUMOSO "DAWN"
7 onças de Buttercup para uma capa de 15 polegadas de comprimento
8 onças de Buttercup para uma capa de 19 polegadas de comprimento e
o famoso ALGODÃO CROCHÊ MERCERIZADO "PURITAN" STAR SPANGLED, Artigo 40
2 novelos de Gold Spangle ou cores de sua escolha
1 grampo de renda para grampo de cabelo de 1 a 4 polegadas 1
grampo de renda para grampo de cabelo de 1 a 3 polegadas 1 grampo de renda para
grampo de cabelo de 1 a 2 polegadas
Agulha de crochê de plástico tamanho F
Agulha de crochê de aço  7
2 ganchos e olhais

Padrão de valsa

Renda de grampo de cabelo : Faça uma laçada na ponta do fio e coloque a ponta esquerda do grampo na laçada que acabou de ser feita, enrole o fio na ponta direita do grampo de cabelo, insira a agulha de crochê de plástico na laçada, faça uma laçada na agulha e puxe a laçada, mantendo o trabalho no centro do grampo, * solte a laçada da agulha, vire o grampo ¹⁄₂ para a esquerda, pegue a laçada solta no centro, faça uma laçada e puxe através da laçada, insira a agulha na parte superior da laçada na ponta esquerda, faça uma laçada e puxe através (2 laçadas na agulha), faça uma laçada e puxe através das duas laçadas, completando o ponto baixo (pb), repita a partir de * para o comprimento desejado.

Todas as tiras são trabalhadas com agulha Buttercup e tamanho F.

Para uma capa de 15 polegadas de comprimento, trabalhe as primeiras 5 tiras.

Para uma capa de 19 polegadas de comprimento, trabalhe 6 tiras.

1ª Tira : Com um grampo de 2 polegadas, trabalhe um pedaço de renda de grampo com 89 laçadas em cada lado do grampo.

2ª tira : Com um grampo de 2 polegadas, trabalhe um comprimento com 133 laçadas em cada lado do grampo.

3ª Tira : Com um grampo de 3 polegadas, trabalhe um comprimento com 155 laçadas em cada lado do grampo.

4ª Tira : Com um grampo de 3 polegadas, trabalhe um comprimento com 177 laçadas em cada lado do grampo.

5ª Tira : Com um grampo de 4 polegadas, trabalhe um comprimento com 199 laçadas em cada lado do grampo.

6ª Tira : Com um grampo de 4 polegadas, trabalhe um comprimento com 221 laçadas em cada lado do grampo.

Observação : ao trabalhar as tiras, as torções são retiradas de todos os grupos de laçadas e a torção é deixada em todas as laçadas individuais. Não falaremos mais sobre isso.

Capa curta : Com uma agulha de crochê de aço, prenda Gold Spangle na 1ª laçada da tira de renda de grampo de cabelo de 2 polegadas com 89 laçadas, pb no mesmo espaço, 1 pb em cada uma das próximas 2 laçadas, * 1 corr., 1 pb em cada uma das próximas 3 laçadas, repita de * em toda a carreira, terminando a última repetição com 1 pb em cada uma das próximas 2 laçadas, corte o fio.

Trabalhando no lado oposto da mesma tira, prenda Gold Spangle na 1ª laçada do cadarço, * 5 corr., pb na próxima laçada, repita de * em toda a carreira, corte a linha.

2ª tira : Com Gold Spangle e uma tira de renda de grampo de cabelo de 2 polegadas de 133 laçadas, prenda o fio na 1ª laçada, corr. 2, pb na última laçada trabalhada da 1ª tira, corr. 2, pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 2ª tira, * corr. 2, pb na próxima laçada da 1ª tira, corr. 2, pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 2ª tira, repita de * uma vez, ** corr. 2, pb na próxima laçada da 1ª tira, corr. 2, pb nas próximas 5 laçadas de renda de grampo de cabelo da 2ª tira, * corr. 2, pb na próxima laçada da 1ª tira, corr. 2, pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 2ª tira, repita de * 6 vezes, repita de ** 9 vezes, corr. 2, pb na próxima laçada da 1ª tira, corr. 2, pb nas próximas 5 laçadas de renda de grampo de cabelo da 2ª tira, * corr. 2, pb na próxima laçada da 1ª tira, 2 corr., pb na próxima laçada de renda da 2ª tira, repita a partir de * 3 vezes, corte o fio. Trabalhando no lado oposto da 2ª tira, prenda a Gold Spangle nas 3 primeiras laçadas, * 5 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, ** 5 corr., pb nas próximas 5 laçadas, * 5 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, repita a partir de ** 9 vezes, 5 corr., pb nas próximas 3 laçadas, corte o fio.

3ª tira : Com Gold Spangle e uma tira de renda de grampo de cabelo de 3 polegadas de 155 laçadas, prenda o fio na 1ª laçada de renda de grampo de cabelo, 2 corr., pb na última laçada trabalhada da 2ª tira, 2 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 3ª tira, * 2 corr., pb na próxima laçada da 2ª tira, 2 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 3ª tira, repita de * uma vez, ** 2 corr., pb na próxima laçada da 2ª tira, 2 corr., pb nas próximas 7 laçadas de renda de grampo de cabelo da 3ª tira, * 2 corr., pb na próxima laçada da 2ª tira, 2 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 3ª tira, repita de * 6 vezes, repita de ** 9 vezes, 2 corr., pb na próxima laçada da 2ª tira, 2 corr., pb nas próximas 7 laçadas de renda de grampo de cabelo da 3ª tira, * 2 corr., pb na próxima laçada de 2ª tira, 2 corr., pb na próxima laçada de renda da 3ª tira, repita a partir de * 3 vezes, corte o fio. Trabalhando no lado oposto da 3ª tira, prenda a Gold Spangle nas 4 primeiras laçadas, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, ** 7 corr., pb nas próximas 7 laçadas, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, repita a partir de ** 9 vezes, 7 corr., pb nas próximas 4 laçadas, corte o fio.

4ª tira : Com Gold Spangle e uma tira de renda de grampo de cabelo de 3 polegadas de 177 laçadas, prenda o fio na 1ª laçada de renda de grampo de cabelo, 3 corr., pb na última laçada trabalhada da 3ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 4ª tira, * 3 corr., pb na próxima laçada da 3ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 4ª tira, repita de * uma vez, ** 3 corr., pb na próxima laçada da 3ª tira, 3 corr., pb nas próximas 9 laçadas de renda de grampo de cabelo da 4ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada da 3ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 4ª tira, repita de * 6 vezes, repita de ** 9 vezes, 3 corr., pb na próxima laçada da 3ª tira, 3 corr., pb nas próximas 9 laçadas de renda de grampo de cabelo da 4ª tira, * 3 corr., pb na próxima laçada de 3ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de grampo da 4ª tira, repita a partir de * 3 vezes, corte o fio. Trabalhando no lado oposto da 4ª tira, prenda a Gold Spangle nas 5 primeiras laçadas, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, ** 7 corr., pb nas próximas 9 laçadas, * 7 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, repita a partir de ** 9 vezes, 7 corr., pb nas próximas 5 laçadas, corte o fio.

5ª tira : Com Gold Spangle e uma tira de renda de grampo de cabelo de 4 polegadas com 199 laçadas, prenda a linha na 1ª laçada, 3 corr., pb na última laçada trabalhada da 4ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 5ª tira, * 3 corr., pb na próxima laçada da 4ª tira, 3 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 5ª tira. Repita de * uma vez, ** corr. 3, pb na próxima laçada da 4ª tira, corr. 3, pb nas próximas 11 laçadas de renda em grampo da 5ª tira, * corr. 3, pb na próxima laçada da 4ª tira, corr. 3, pb na próxima laçada de renda em grampo da 5ª tira, repita de * 6 vezes, repita de ** 9 vezes, corr. 3, pb na próxima laçada da 4ª tira, corr. 3, pb nas próximas 11 laçadas de renda em grampo da 5ª tira, * corr. 3, pb na próxima laçada da 4ª tira, corr. 3, pb na próxima laçada de renda em grampo da 5ª tira, repita de * 3 vezes, corte o fio. Trabalhando no lado oposto da 5ª tira, prenda o Gold Spangle nas 6 primeiras laçadas, * corr. 9, pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, ** corr. 9, pb nas próximas 11 laçadas, * corr. 9, pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, repita a partir de ** 9 vezes, corr. 9, pb nas próximas 6 laçadas, corte o fio.

Faixa do pescoço : Com o lado avesso da 1ª carreira voltado para você, prenda a Gold Spangle no 1º pb, pb no mesmo espaço, depois trabalhe 1 pb em cada pb e em cada espaço de 1 corr., 1 corr. para virar todas as carreiras.

Próxima carreira : Trabalhando em todo o p, inserindo a agulha sob todo o p, trabalhe 1 pb em cada pb.

Próximas 5 carreiras : 1 pb em cada pb.

Próxima carreira : 1 ponto baixíssimo (pb) em cada pb, corte a linha. Costure 2 ganchos e olhais no avesso da gola.

Capa longa : trabalhe as primeiras 5 tiras da mesma forma que a capa curta. Com Gold Spangle e uma tira de renda de grampo de cabelo de 4 polegadas de 221 laçadas, prenda o fio na 1ª laçada, 4 corr., pb na última laçada trabalhada da 5ª tira, 4 corr., pb na próxima laçada de renda de grampo de cabelo da 6ª tira, * 4 corr., pb na próxima laçada da 5ª tira, 4 corr., pb na próxima laçada da 6ª tira, repita de * uma vez, ** 4 corr., pb na próxima laçada da 5ª tira, 4 corr., pb nas próximas 13 laçadas de renda de grampo de cabelo da 6ª tira, * 4 corr., pb na próxima laçada da 5ª tira, 4 corr., pb na próxima laçada da 6ª tira, repita de * 6 vezes, repita de ** 9 vezes, 4 corr., pb na próxima laçada da 5ª tira, 4 corr., pb nas próximas 13 laçadas de renda de grampo de cabelo da 6ª tira, * 4 corr., pb na próxima laçada da 5ª tira, 4, pb na próxima laçada de grampo de cabelo da 6ª tira, repita a partir de * 3 vezes, corte o fio. Trabalhando no lado oposto da 6ª tira, prenda o Gold Spangle nas 7 primeiras laçadas, * 9 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, ** 9 corr., pb nas próximas 13 laçadas, * 9 corr., pb na próxima laçada, repita a partir de * 6 vezes, repita a partir de ** 9 vezes, 9 corr., pb nas próximas 7 laçadas, corte o fio. Trabalhe a gola da mesma forma que a capa curta.

Mulher usando valsa roubada

Sonata

22 polegadas x 68 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

NYLON “DAWN” ou “CLOVERLEAF” ou
NYLON POMPADOUR ou
POMPADOUR DE PESO MÉDIO “DAWN” ou
LÃ PARA BEBÊ “DAWN”
10 onças de LAVANDA PARA BEBÊ ou ORQUÍDEA ou cor de sua escolha
agulha de tricô de plástico  6

Amostra: 6 pontos jarreteira = 1 polegada

Padrão Sonata

Monte 133 pontos (pts) e trabalhe em ponto meia [tricote (t) cada carreira] por 1¹⁄₄ polegadas, depois trabalhe no padrão da seguinte maneira:

1ª carreira : 7 m, ** laçada (laçada), 1 m, * laçada duas vezes, 1 m, repita a partir de * 4 vezes, laçada, 8 m, repita a partir de ** em toda a carreira.

2ª carreira : ** 8 laçadas em T, solte a laçada da carreira anterior (todas as laçadas são soltas sem serem trabalhadas), 1 laçada em T, * solte as próximas 2 laçadas da agulha, 1 laçada em T, repita a partir de * 4 vezes, solte a próxima laçada da agulha, repita a partir de ** em toda a carreira, terminando com 7 laçadas em T.

Próximas 4 carreiras : tricotar em meia em cada carreira.

7ª carreira : 14 m, ** laçada, 1 m, * laçada duas vezes, 1 m, repita a partir de * 4 vezes, laçada, 8 m, repita a partir de ** em toda a carreira, terminando a última repetição com 15 m.

8ª carreira : 15 laçadas, ** tire a laçada da agulha, 1 laçada, * tire as próximas 2 laçadas da agulha, 1 laçada, repita a partir de * 4 vezes, tire a próxima laçada da agulha, 8 laçadas, repita a partir de ** em toda a carreira, terminando a última repetição com 14 laçadas.

9ª a 13ª carreiras : tricotar em meia em todas as carreiras.

Repita as últimas 13 carreiras 33 vezes.

Repita a 1ª e a 2ª carreiras uma vez. Trabalhe em ponto meia por 4 cm e arremate. Bloqueie conforme as medidas.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 25 cm e corte uma das pontas.

Usando 5 fios, dobre ao meio e dê um nó no ponto central das últimas 2 carreiras na borda inferior a cada 5 pontos na extremidade.

* Pegue metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo de franjas, dê um nó a ¹⁄₂ polegada da primeira fileira de nós e repita a partir de * em toda a fileira. Repita a última fileira de nós duas vezes e apare uniformemente. Finalize a extremidade oposta para corresponder.

Mulher vestindo estola Sonata


Contralto

64 polegadas de comprimento

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

FIO VOLUMOSO “DAWN”
20 onças Azul claro ou cor de sua escolha
agulha de tricô de madeira  11
1 agulha de ponta dupla Agulha de
crochê de alumínio tamanho I

Amostra: 7 pontos meia = 2 polegadas 5 carreiras de ponto meia = 1 polegada

Padrão de contralto

Monte 30 pontos (pts) e trabalhe em ponto meia [tricote (tecido) cada carreira] por 28 cm.

Próxima carreira : Aumente 5 pontos uniformemente espaçados. Trabalhe no padrão da seguinte maneira:

1ª carreira : 5 m, * 1 pbx, 1 m, passe o pbx sobre o pbx, laçada, 1 m, 1 laçada, 2 m juntos, 5 m, repita de * até o final da carreira.

2ª carreira : 5 pontos em meia, * 5 pontos em meia (P), 5 pontos em meia, repita a partir de * em toda a carreira. Repita a 1ª e a 2ª carreiras duas vezes.

7ª carreira : 5 pontos em meia, * passe os próximos 3 pontos em uma agulha de duas pontas e segure atrás do trabalho, tricote os próximos 2 pontos em meia, recoloque o último ponto da agulha de duas pontas na agulha da mão esquerda e tricote este ponto em meia, tricote os 2 pontos restantes da extremidade oposta da agulha de duas pontas, 5 pontos em meia, repita a partir de * em toda a carreira.

8ª carreira : Igual à 2ª carreira. Repita as últimas 8 carreiras uma vez.

17ª carreira : Aumente (aum) no 1º p, 4 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m juntos, 5 m, repita de * em toda a carreira.

18ª carreira : Igual à 2ª carreira, mas terminando com 1 carreira.

19ª carreira : Aumente no 1º p, depois trabalhe como na 1ª carreira.

20ª carreira : Igual à 2ª carreira, mas termine com 1 m/p, aum no último p.

21ª carreira : Aumente o 1º p, 2 m, depois trabalhe o restante da carreira como na 1ª carreira.

22ª carreira : Igual à 2ª carreira, mas termine com 3 m/p, aum no próximo p.

23ª carreira : Passe os 3 primeiros pontos para uma agulha de duas pontas e segure atrás do trabalho, tricote os 2 pontos seguintes em meia, recoloque o último ponto da agulha de duas pontas na agulha esquerda e tricote este ponto em meia, tricote os 2 pontos restantes da extremidade oposta da agulha de duas pontas, 5 pontos em meia, * passe os 3 pontos seguintes para a agulha de duas pontas e segure atrás do trabalho, tricote os 2 pontos seguintes em meia, recoloque o último ponto da agulha de duas pontas na agulha esquerda e tricote este ponto em meia, tricote os 2 pontos restantes da extremidade oposta da agulha de duas pontas, 5 pontos em meia, repita a partir de * em toda a carreira.

24ª carreira : Igual à 2ª carreira, mas termina com 5 carreiras.

25ª carreira : Aumente no 1º p, 1 m, laçada, 1 m, laçada, 2 m juntos e trabalhe como na 1ª carreira.

26ª carreira : * 5 m, 5 m, repita de * em toda a carreira terminando com 2 m.

27ª carreira : aum no 1º p, 1 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m juntos, 5 m, repita de * em toda a carreira.

28ª carreira : * 5 m, 5 m, repita de * em toda a carreira terminando com 2 m, aum no próximo p.

29ª carreira : aum no 1º p, 3 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m juntos, 5 m, repita de * em toda a carreira.

30ª fileira : Igual à 2ª fileira.

31ª carreira : Igual à 7ª carreira.

32ª fileira : Igual à 2ª fileira.

Repita da 17ª à 32ª carreira 3 vezes.

Repita da 17ª à 24ª carreira uma vez.

Próxima carreira : 2 m, laçada, 1 m, laçada, 2 m juntos e, em seguida, trabalhe como na 1ª carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : T 1, * p 1, T 1, psso, laç, T 1, laç, T 2 juntos, T 5, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : T 1, * p 1, T 1, psso, laç, T 1, laç, T 2 juntos, T 5, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : 1 m, * passe os próximos 3 p em uma agulha de duas pontas e segure atrás do trabalho, 2 m, recoloque o último p da agulha de duas pontas na agulha da mão esquerda e tricote esse p em m, tricote os 2 p restantes da extremidade oposta da agulha de duas pontas, 5 m, repita a partir de * em toda a carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : 1 m, * 1 pb, 1 m, psso, laçada, 1 m, laçada, 2 m juntos, 5 m, repita de * em toda a carreira. Repita as últimas 8 carreiras 12 vezes.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : 2 m junto (laç, 2 m junto) duas vezes, 5 m, * 1 pb, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : (2 m juntas) 3 vezes, 4 m, * 1 pb, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m juntas, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * 5 m, 5 m, repita de * em toda a carreira, terminando a última repetição com 2 m.

Próxima carreira : T 7, * torção da trança sobre os próximos 5 pontos, T 5, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : T 5, * T 5, T 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 2 juntos.

Próxima carreira : 2 m junto, 4 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : T 5, * P 5, T 5, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : 2 m junto, 3 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 4.

Próxima carreira : 2 m junto, 2 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 3.

Próxima carreira : 2 pontos juntos, 1 ponto, * torção da trança sobre os próximos 5 pontos, 5 pontos, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 2.

Próxima carreira : Tricotar 2 juntos em meia, * p1, 1 em meia, passar a ferro, laçada, 1 em meia, laçada, 2 juntos em meia, 5 em meia, repetir de * em toda a carreira. Repita as últimas 16 carreiras 3 vezes.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 1.

Próxima carreira : 2 m junto (laç, 2 m junto) duas vezes, 5 m, * 1 pb, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * T 5, P 5, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : (2 m juntas) 3 vezes, 4 m, * 1 pb, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m juntas, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima carreira : * 5 m, 5 m, repita de * em toda a carreira, terminando a última repetição com 2 m.

Próxima carreira : T 7, * torção da trança sobre os próximos 5 pontos, T 5, repita de * em toda a carreira.

Próxima carreira : T 5, * T 5, T 5, repita de * em toda a carreira terminando com T 2 juntos.

Próxima carreira : 2 m junto, 4 m, * pb 1, 1 m, psso, laç, 1 m, laç, 2 m junto, 5 m, repita de * até o final da carreira.

Próxima fileira : Igual à 2ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 1ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 2ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 1ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 2ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 7ª fileira.

Próxima fileira : Igual à 2ª fileira.

Próxima carreira : Igual à 1ª carreira. Repita as últimas 8 carreiras uma vez. Repita a 2ª e a 1ª carreiras uma vez.

Próxima carreira : Tricotar em meia em toda a carreira, diminuindo 5 pontos uniformemente. Continuar em ponto meia até a seção em ponto meia medir 28 cm, terminando no lado direito. Arrematar.

Dobre cada seção em ponto meia ao meio, pelo avesso. Costure as bordas laterais. Vire do avesso e costure a borda superior dos bolsos a cerca de 2,5 cm de cada lado. Com o lado direito do trabalho voltado para você e trabalhando ao longo da borda curva, prenda o fio na parte superior do bolso e faça uma carreira de ponto baixo (pb) ao longo da borda curva até a parte superior do outro bolso.

Mulher vestindo estola contralto

Crescendo

19 POLEGADAS x 66 POLEGADAS SEM FRANJA

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

Malha penteada “Dawn”
20 onças Violeta ou cor de sua escolha
1 par de agulhas de tricô  13
1 agulha de ponta dupla

Bitola: 1 passagem de cabo = 1¹⁄₄ polegadas

Padrão Crescendo

Monte 100 pontos (pts).

1ª carreira : Tricotar (M) em toda a carreira.

2ª carreira : 2 m, tricô (P) até 2 ms/pts, 2 m.

3ª carreira : 2 m, * deslize (pb) 3 ms/pts em uma agulha de duas pontas e segure atrás do trabalho, 3 m, 3 ms/pts em meia a partir da agulha de duas pontas, repita de * em toda a carreira até 2 ms/pts, 2 m.

4ª fileira : Igual à 2ª fileira.

5ª carreira : tricotar em meia em toda a carreira.

6ª fileira : Igual à 2ª fileira.

7ª carreira : 5 m, * pb 3 p em uma agulha de duas pontas e segure na frente do trabalho, 3 m, 3 m a partir da agulha de duas pontas, repita de * até 5 m, 5 m.

8ª fileira : Igual à 2ª fileira.

Repita essas 8 carreiras até a estola medir 163 cm, depois 1 carreira em meia e 1 carreira em tricô. Arremate frouxamente.

FRANJA : Enrole o fio sobre um papelão de 20 cm, corte uma das pontas. Usando 6 fios, dobre-os ao meio e passe-os por cada cabo, cruzando-os nos lados curtos.

Mulher usando estola Crescendo

Harmonia

20 polegadas x 66 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

“DAWN” KNEELING WORSTED
20 onças Branco ou cor de sua escolha
agulha de tricô  10

Amostra: 9 pontos meia = 2 polegadas

Padrão de harmonia

Monte 84 pontos (pts) e trabalhe no padrão da seguinte maneira:

1ª, 2ª, 3ª e 4ª carreiras : Tricotar (em meia) em cada carreira.

5ª carreira : * Insira a agulha no p, faça uma laçada na agulha 3 vezes, puxe através do p, deslize o p para fora da agulha, repita de * até a carreira inteira.

6ª carreira : * Passe 6 pts na agulha direita, soltando os laç's, passe-os de volta para a agulha esquerda inserindo a agulha no 3º, 2º e 1º pts na frente do trabalho, passando-os sobre os últimos 3 pts. Depois, passe os últimos 3 pts na agulha esquerda (torcendo os pts), tricote 6 pts em meia, pegando a laçada de trás de cada pt, repita de * em toda a carreira.

Repita essas 6 carreiras para o padrão até que a estola meça 66 polegadas do início, terminando com a 4ª carreira do padrão. Arremate.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 35 cm, corte uma das pontas. Usando 3 fios, dobre ao meio e dê um nó na franja a cada dois pontos de cada ponta.

* Pegue metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo de franjas, dê um nó a ³⁄₄ polegada da primeira fileira de nós, repita a partir de * em toda a fileira e, em seguida, repita a partir da primeira * para outra fileira de nós. Apare a franja uniformemente. Finalize a outra ponta da mesma maneira.

Mulher vestindo estola Harmony


[Pág. 5]

Sinfonia

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

Fio grosso "Dawn"
12 onças, preto
, ³⁄₄ jarda, jersey tubular branco ou cor de sua escolha

Dobre para dentro uma pequena bainha em uma das bordas cortadas do material e alinhave. Costure as bordas com pontos baixos. Trabalhe do lado oposto da mesma maneira.

Franja : Corte o fio em pedaços de 46 polegadas. Com uma agulha grande, faça um furo em um canto do material, pegue 3 fios de fio, dobre ao meio, passe pelo furo, puxe as pontas pelo laço firmemente. * Faça outro furo a cerca de ¹⁄₂ polegada do furo anterior, pegue 3 fios de fio, dobre ao meio, passe pelo furo, passe as pontas pelo laço firmemente, repita a partir de * 3 vezes. * Faça outro furo a cerca de 1¹⁄₄ polegada do furo anterior, faça uma franja no furo da mesma maneira, repita a partir de * 19 vezes (a última franja deve estar a cerca de 2 polegadas do próximo canto). Trabalhe mais 4 franjas da mesma maneira a ¹⁄₂ polegada de distância, com a última franja no canto. Repita a partir do 1º * em toda a volta, terminando para corresponder.

2ª carreira : Pegue metade de um grupo de franjas e metade do próximo grupo e dê um nó a cerca de 2,5 cm da fileira anterior de nós. Repita a 2ª carreira 5 vezes. Apare as franjas uniformemente.

mulher vestindo estola Symphony


Allegro

20 polegadas x 66 polegadas sem franjas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

FIO VOLUMOSO “DAWN”
16 onças Branco ou na cor de sua escolha
1 agulha de tricô de madeira nº 11
Agulha de crochê de plástico tamanho H

Medida: Cada padrão mede 3³⁄₄ polegadas de largura

1ª Seção : Monte 63 pontos (pts) e trabalhe no padrão da seguinte maneira:

1ª carreira : Tricotar 1 ponto meia, 2 pontos juntos (tb), * 9 pontos meia, deslizar 1 ponto baixo, 2 pontos juntos, passar o ponto baixo sobre o ponto meia (psso), repetir a partir de * 3 vezes, 9 pontos meia, 2 pontos juntos, 1 ponto meia.

2ª carreira : 1 m, tricô (T) em toda a carreira até o último p, 1 m.

3ª carreira : 1 m, 2 m junto, * 7 m, 1 m junto, 2 m junto, psso, repita a partir de * 3 vezes, 7 m, 2 m junto, 1 m.

4ª carreira : Repita a 2ª carreira.

5ª carreira : 1 m, 2 m junto, * laçada (laçada), 1 m, repita a partir de * 4 vezes, laçada, 1 pb, 2 m junto, passe o fio, repita a partir da 1ª * 3 vezes, (laçada, 1 m) 5 vezes, laçada, 2 m junto, 1 m.

6ª Carreira : Tricotar em meia em toda a carreira, o trabalho deve agora medir 1¹⁄₂ polegadas quando bloqueado. Repita essas 6 carreiras mais 23 vezes. Coloque todos esses pontos em um fio, corte o fio. Faça outra seção da mesma maneira, mas terminando com a 5ª carreira do padrão, deixe na agulha, corte o fio. Coloque o lado direito de ambas as seções juntas e com a agulha livre, * passe 1 ponto da 1ª seção, passe 1 ponto da 2ª seção, repita a partir de * até que todos os pontos estejam em 1 agulha. Arremate da seguinte maneira: prenda o fio no início da carreira, 2 pontos juntos em meia, os próximos 2 pontos juntos em meia, * passe o 1º ponto sobre o 2º ponto, os próximos 2 pontos juntos em meia novamente tendo 2 pontos na agulha, repita a partir de * até que um ponto reste. Corte o fio e puxe através da laçada restante.

Padrão Allegro

Borda : Com o avesso do trabalho voltado para você, prenda o fio na borda inferior e trabalhe frouxamente uma carreira de pbx na lateral. Corte o fio. Finalize o outro lado comprido da mesma maneira.

Franja : Enrole o fio sobre um papelão de 20 cm, corte uma das pontas. Usando 1 fio, dobre ao meio e dê um nó em cada ponto da ponta curta.

Próxima carreira : * Pegue 1 fio de uma franja e 1 fio da próxima franja, dê um nó a cerca de ¹⁄₂ polegada da carreira anterior de nós e repita a partir de * em toda a carreira. Repita a última carreira duas vezes. Apare a franja uniformemente. Finalize a outra ponta da mesma maneira.

Mulher vestindo estola Allegro

Mulher vestindo uma estola


[Pág. 2]

Estolas

Tão bonitas quanto as notas de uma nova canção... tão suaves quanto a doce música quando feita com lãs “Dawn”, nylon ou Orlons.

Reunimos um lindo conjunto para você tricotar, fazer crochê ou usar renda de grampo. Esperamos que goste.

Três novelos de lã


* (Asterisco) — Este sinal indica que as instruções imediatamente seguintes devem ser repetidas o número de vezes fornecido mais o original.

** São usados ​​da mesma maneira.


Adagio — A estola de colarinho — ilustrado na capa

21 polegadas x 68 polegadas

Materiais necessários:

AMERICAN THREAD COMPANY

Malha penteada “DAWN”
22 onças Violeta escuro ou cor de sua escolha
agulha de tricô  7

Amostra: 9 pts = 1¹⁄₂ polegadas 10 carreiras = 1¹⁄₂ polegadas

Padrão para Adagio

Monte 123 pontos (pts) e trabalhe no padrão a seguir:

1ª carreira : 3 tricô (T), * 3 tricô (T), 3 tricô, repita de * em toda a carreira.

2ª carreira : 3 m, 3 m juntos (juntos), * 3 m, 3 m juntos, repita de * em toda a carreira terminando com 3 m.

3ª carreira : * 3 m, laçada (laçada), deslize (pb) o próximo p como se fosse em P, repita de * em toda a carreira terminando com 3 m.

4ª carreira : 3 m, * insira a agulha no próximo p e laç e 1 m, laç, 1 m no mesmo p, passe ambas as laç e o p da agulha (3 p feitos), 3 m, repita de * em toda a carreira, terminando a última repetição com 3 m.

5ª carreira : 3 m, * 3 m, 3 m, repita de * em toda a carreira.

6ª carreira : 6 m, 3 m, * 3 m, 3 m, repita de * em toda a carreira terminando com 6 m.

7ª carreira : 3 m, 3 m, * 3 m juntas, 3 m, repita de * em toda a carreira, terminando com 3 m.

8ª carreira : 6 m, * laçada, 1 m, 3 m, repita de * em toda a carreira, terminando a última repetição com 6 m.

9ª carreira : 3 m, 3 m, * insira a agulha no próximo p e laç, 1 m, laç, 1 m no mesmo p, solte a laç e o p da agulha, 3 m, repita de * em toda a carreira terminando com 3 m.

10ª fileira : Igual à 6ª fileira.

11ª fileira : Igual à 5ª fileira.

Repita da 2ª à 11ª carreiras até a estola medir 163 cm a partir do início, terminando com a 5ª carreira do padrão. Arremate no padrão. Bloqueie até a medida.

Gola : Monte 141 pontos, 3 pontos em meia, * 3 pontos em meia, 3 pontos em meia, repita a partir de * em toda a carreira. Repita da 2ª à 11ª carreira, o mesmo que na estola, 5 vezes.

Próximas 5 carreiras : Tricotar em meia em cada carreira. Arrematar. Esta é a borda externa da gola. Dobre a gola ao meio e coloque um alfinete na borda interna. Dobre a estola ao meio e coloque um alfinete. Costure a gola à estola com alfinetes correspondentes.

🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶🧶



Mulher com suéter com capuz

Materiais necessários:

LINHA AMERICANA :
Tricô Penteado “Dawn” ou
Amanhecer “Sayelle [1] ”
7 (7, 8)—4 oz. novelos de madeira marrom
1 par de agulhas de tricô nº 7
& Agulhas nº 10 ou de qualquer tamanho que
resultará em uma medida de ponto abaixo
1 conjunto de tricô de ponta dupla
Agulhas nº 8
Agulha de crochê de plástico tamanho H
CALIBRE: para agulhas nº 10:
11 pontos = 2 polegadas
As instruções são para o tamanho 10.
As alterações para os tamanhos 12 e 14 são
dado entre parênteses.
MEDIDAS: Largura na frente
ou nas costas na axila: 17 (18, 19)
polegadas.

COSTAS : Com as agulhas nº 7, monte 97 (101, 105) pts. 1ª CARREIRA : 1 t, * 1 t, 1 t, repita a partir de * em toda a carreira. 2ª CARREIRA : 1 t, * 1 t, 1 t, repita a partir de * em toda a carreira. Repita essas 2 carreiras para o padrão por 3 polegadas; depois, mude para as agulhas nº 10 e continue no padrão até as costas medirem 16 polegadas do início ou o comprimento desejado para a cava. MODELO DAS CAVAS : Arremate 4 pts (todos os tamanhos) no início das próximas 2 carreiras. COMECE A MODELAR O RAGLAN : Mantendo o padrão uniforme, diminua 1 pt no início e no final de cada duas carreiras 24 (25, 26) vezes. Coloque os 41 (43, 45) pts restantes no alfinete.

FRENTE : Trabalhe da mesma forma que as costas.

MANGAS : Com as agulhas nº 7, monte 43 (45, 47) pontos e trabalhe no mesmo padrão das costas por 7,5 cm. Troque para as agulhas nº 10 e aumente 1 ponto no início e no final de cada 4ª carreira até restarem 75 (77, 79) pontos. Trabalhe uniformemente até a manga medir 43 cm do início ou do comprimento desejado até a cava. Arremate 4 pontos no início das 2 carreiras seguintes (todos os tamanhos). Em seguida, modele o raglan como nas costas, colocando os 19 pontos restantes em [Pág. 6]suporte. Costure as laterais e as mangas. Costure as mangas no lugar.

CAPACETE : Dividindo os pontos uniformemente no ponto duplo, coloque 19 pontos de 1 suporte de manga na agulha; depois os pontos de trás; pontos da outra manga e pontos da frente. Trabalhe em canelado por 10 cm. PRÓXIMA CARREIRA : Arremate 10 pontos no centro da frente para o início da abertura do rosto. PRÓXIMAS 15 CARREIRAS : Trabalhando em idas e voltas nos pontos restantes, arremate 2 pontos no início de cada carreira. Trabalhe uniformemente por 6,3 cm. PRÓXIMAS 6 CARREIRAS : Mantendo o canelado uniforme, aumente 1 ponto no início de cada carreira. O restante do capacete será trabalhado em carreiras, não vire. Trabalhe uniformemente no canelado por 10 cm. PRÓXIMA CARREIRA : Tricotar 2 juntos em meia, 2 juntos em tricô, repetir do início em toda a volta. PRÓXIMA CARREIRA : Trabalhe uniformemente no canelado. PRÓXIMA CARREIRA : Tricotar 2 juntos em meia em toda a volta. PRÓXIMA CARREIRA : Trabalhe uniformemente, corte o fio deixando um comprimento para costurar. Passe o fio na agulha sem ponta e puxe todos os pontos juntos, arrematando bem. Faça uma carreira de pontos baixos ao redor da abertura do rosto e corte o fio.


Materiais necessários:

LINHA AMERICANA:
Amanhecer “Sayelle [1] ” ou
Tricô Penteado “Dawn”
5—4 oz. novelos de madeira marrom
1 par de agulhas de tricô nº 7 ou qualquer
agulhas de tamanho que resultarão em
medidor de pontos abaixo
Agulha de crochê de plástico tamanho H
1 jarda—¾ polegada de elástico
MEDIDA: 9 pontos = 2 polegadas; 7 carreiras = 1 polegada
As instruções são para os tamanhos 10-12.
Alterações para tamanho 14-16 são fornecidas
entre parênteses.

PERNA DIREITA : Monte 115 (123) pts, trabalhe em ponto meia (1 carreira em meia, 1 carreira em liga/tricô) até a seção medir 45 cm do início (ambos os tamanhos) ou comprimento desejado até o gancho, incluindo 5 cm para a bainha, terminando com uma carreira em liga/tricô. PRÓXIMA CARREIRA : Arremate 5 pts (ambos os tamanhos) no início da carreira (borda da frente), coloque o marcador, tricote em meia nos pts restantes. PRÓXIMA CARREIRA : Arremate 9 pts (ambos os tamanhos) no início da carreira (borda de trás), coloque o marcador contrastante, tricote em meia nos pts restantes. PRÓXIMA CARREIRA : Diminua 1 pt no início e no final da carreira. PRÓXIMA CARREIRA : Tricotar em meia[Pág. 7] em toda a carreira. Repita as últimas 2 carreiras 6 vezes (ambos os tamanhos), restando 87 (95) pontos na agulha. PRÓXIMA CARREIRA: FORMAÇÃO LATERAL : Tricotar 39 (43) pontos em meia, 2 pontos juntos em meia, colocar um marcador, 2 pontos juntos em meia, tricotar os 44 (48) pontos restantes em meia. PRÓXIMAS 5 CARREIRAS : Tricotar uniformemente. Continue desta maneira, diminuindo 1 ponto de cada lado dos marcadores a cada 6 carreiras até restarem 67 (75) pontos. Tricotar uniformemente até a seção medir 30 cm a partir dos pontos arrematados, arrematar.

Mulher tocando chapéu

PERNA ESQUERDA : Trabalhe da mesma forma que a perna direita, invertendo todas as formas.

ACABAMENTO : Bloqueie cada seção. Costure as costuras das pernas juntas para arrematar os pontos. Costure as costuras centrais, combinando as bordas das virilhas da frente e de trás. Prenda o fio na costura de trás e trabalhe uma carreira de pb em toda a volta, trabalhando 1 pb em cada ponto, feche e corte o fio.

ENVOLTÓRIO : Com o avesso do trabalho voltado para você, prenda o fio na laçada na parte de trás do ponto, sob a carreira de pb na costura de trás, * 6 corr., pule os próximos 5 pontos das 3 carreiras abaixo, pb na laçada na parte de trás do próximo ponto, 6 corr., pule os próximos 5 pontos das 3 carreiras acima, pb na laçada na parte de trás do próximo ponto, repita a partir de * em toda a volta, terminando para corresponder. Passe o elástico pelo envoltório, prenda com firmeza. Dobre uma bainha de 5 cm para o avesso e alinhave na posição. Passe a vapor a bainha e as costuras.



PONTO WAFFLE

24 polegadas x 40 polegadas sem franjas

Materiais necessários:
Fio para tapetes pesados ​​da American Thread Company “Tia Lydia”, Artigo 235

14 novelos Evergreen.

2 novelos de laranja.

1 novelo de Lt. Amarelo.

1 novelo Branco.

Agulha de crochê de alumínio tamanho H.

Com Evergreen, 84 corr., pb no 4º p a partir da agulha, 1 pb em cada p restante da corr., 3 corr., vire.

2ª carreira: pb no próximo pb, * laçada, insira a agulha da frente para trás e para a frente novamente em volta do próximo pb, puxe a laçada, laçada e complete o pb (pb da frente), pb da frente em volta do próximo pb, 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, repita de * até a carreira, terminando com pb no 3º p da correntinha 3, solte o Evergreen, não vire.

3ª carreira: * * Prenda a cor laranja no 3º p. da correntinha 3, p.b. no mesmo espaço e 1 p.b. em cada p., corte o fio e vire.

4ª carreira: Pegue Evergreen, 3 corr., pbx da frente ao redor do próximo pbx da 2ª carreira abaixo, * pule 2 pb, 1 pbx em cada um dos próximos 2 pb, 1 pbx da frente em cada um dos próximos 2 pbx da 2ª carreira abaixo, repita de * até a carreira, terminando com o último pbx ao redor da corr. final, 3 corr., vire.

5ª fileira: Igual à 2ª fileira.

Repita as últimas 3 carreiras do padrão, trabalhando 1 carreira Laranja, 2 carreiras Evergreen, * 1 carreira Amarelo Claro, 2 carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez, * 1 carreira Laranja, duas carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez, * 1 carreira Branco, duas carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez. Repita a partir de * * 3 vezes. Continue no padrão trabalhando * 1 carreira Laranja, 2 carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez, * 1 carreira Amarelo Claro, 2 carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez, * 1 carreira Laranja, 2 carreiras Evergreen, repita a partir de * uma vez, 2 corr., vire a última carreira.

Próxima carreira: Insira a agulha da frente para trás e para a frente novamente em torno do próximo pb, puxe a laçada, faça uma laçada e complete o pb (pb da frente), * 1 pb em cada um dos próximos 2 pb, 1 pb da frente em torno de cada um dos próximos 2 pb, repita de * em toda a carreira, corte o fio.

FRANJA: Enrole Evergreen sobre um papelão de 3,8 cm, corte uma das pontas. Usando um fio, dobre ao meio e dê um nó em cada ponto, cruzando dois lados curtos.

5

Tailored Ruffle No. 5905

{uncaptioned}
Materials Required: AMERICAN THREAD COMPANY “DE LUXE” MERCERIZED CROCHET AND KNITTING COTTON, ARTICLE 346
1—250 yd. Ball White and 1—175 yd. Ball Yellow or any contrasting Color.
Steel Crochet Hook No. 7.
Doily measures 7½ inches in diameter without the ruffle.

With Yellow, ch 6, join to form a ring, ch 1 and work 8 s c in ring, join.

2nd Row. * Ch 8, s c in next s c, repeat from * all around ending row with ch 3, tr c in 1st s c (this brings thread in position for next row).

8

3rd Row. Ch 5, s c in same loop, * ch 5, s c in next loop, ch 5, s c in same loop (picot loop), repeat from * all around, ch 5, join in same space as 1st ch.

4th Row. Sl st into picot loop, ch 3, 2 d c in same space, ch 3, 3 d c in same space, * ch 5, skip 1 loop, 3 d c, ch 3, 3 d c (shell) in next picot loop, repeat from * all around, ch 5, join in 3rd st of ch, break Yellow.

5th Row. Attach White in center of shell, ch 3, 2 d c, ch 3, 3 d c in same space, * ch 5, shell in center of next shell, repeat from * all around, ch 5, join in 3rd st of ch.

6th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 5, s c over the White and Yellow loop of 2 previous rows, ch 5, shell in center of next shell, repeat from * all around ending row with ch 5, s c over loops of two previous rows, ch 5, join.

7th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 4, s c in next loop, ch 5, s c in next loop, ch 4, shell in center of next shell, repeat from * all around ending row with ch 4, s c in next loop, ch 5, s c in next loop, ch 4, join in 3rd st of ch.

8th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 5, skip 1 loop, 1 tr c, ch 3, 1 tr c in next loop, ch 5, skip 1 loop, shell in center of next shell, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, join.

9th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 5, skip 1 loop, shell in ch 3 loop, ch 5, skip 1 loop, shell in center of next shell, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, join.

10th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 5, s c over next loops of previous 2 rows, ch 5, shell in center of next shell, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, join.

11th Row. Same as 7th row.

12th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, * ch 5, skip 1 loop, s c in next loop, ch 5, skip 1 loop, shell in center of next shell, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, join.

13th Row. Sl st to center of shell, shell in same space, ** ch 5, * thread over needle twice, insert in next loop, pull through and work off 2 loops twice, repeat from *, thread over and work off remaining loops at one time, ch 5, shell in center of next shell, repeat from ** all around in same manner ending row to correspond, join.

14th Row. Sl st to center of shell, * ch 8, skip the 5 ch loop, 2 d c in next st, ch 8, skip the 5 ch loop, s c in center of next shell, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, break White.

15th Row. Attach Yellow in next loop, ch 3, 2 d c, ch 3, 3 d c (shell) in same loop, * ch 3, 3 d c, ch 3, 3 d c in next loop, repeat from * all around, ch 3, join in 3rd st of ch.

16th Row. Sl st to center of shell, ch 4, d c in same space, * ch 1, d c in same space, repeat from * 3 times, * ch 2, 6 d c with ch 1 between each d c in next loop, ch 2, 6 d c with ch 1 between each d c in center of next shell, repeat from * all around ending row to correspond, ch 2, join.

17th Row. Ch 4, * d c in next ch 1 loop, ch 1, d c in next ch 1 loop, ch 1, d c in next d c, ch 1, d c in next ch 1 loop, ch 1, d c in next d c, ch 1, d c in next ch 1 loop, ch 1, d c in next ch 1 loop, ch 1, d c in next d c, ch 2, skip the ch 2 loop, d c in next d c, ch 1, repeat from * all around in same manner ending row to correspond, ch 2, join in 3rd st of ch (9 d c in each section with ch 1 between each d c).

18th Row. Ch 4, ** d c in next loop, * ch 1, d c in next loop, repeat from * twice, ch 1, d c in next d c, * ch 1, d c in next loop, repeat from * 3 times, ch 1, d c in next d c, ch 2, skip the ch 2 loop, d c in next d c, ch 1, repeat from ** all around in same manner ending row to correspond, ch 2, join (11 d c in each d c section with ch 1 between each d c).

19th Row. Ch 4, ** d c in next loop, * ch 1, d c in next loop, repeat from * 8 times, ch 1, d c in next d c, ch 2, skip the ch 2 loop, d c in next d c, ch 1, repeat from ** all around in same manner ending row to correspond, ch 2, join (12 d c in each section with ch 1 between each d c), break Yellow.

EDGE: Attach White in same space (1st d c of d c section) s c in same space, * ch 3, sl st in 3rd st from hook for picot, s c in next loop, s c in next d c, repeat from * 23 times, drop loop from hook, insert needle in 11th picot made, pick up loop and pull loop through (this scallop lays in front of work), s c in next ch 1 loop of next d c section, s c in next d c, * ch 3, sl st in 3rd st from hook for picot, s c in next loop, s c in next d c, repeat from * 10 times, drop loop from hook, insert needle in 12th picot of 2nd scallop, pick up loop and pull through having 1 picot between joinings (this scallop lays to back of work), ** s c in 1st ch 1 loop of next d c section, s c in next d c, * picot, s c in next loop, s c in next d c, repeat from * 10 times, drop loop from hook, insert needle in 10th free picot of previous scallop, pick up loop and pull through leaving 1 picot free between joinings (this scallop lays to front of work), repeat from ** all around having 1 scallop to back of work and the next to front of work to the last scallop. On last scallop work 9 picots after the joining, then join to 13th picot made at beginning of row, s c in next loop, s c in next d c, picot, s c in next loop, s c in next d c, join to 10th free picot of previous scallop, break thread.


Mimos e Artes
Mimos e Artes

Sou Giovanna Di Cresce, apaixonada por transformar ideias em arte e sonhos em realidade. Artesã de coração, empreendedora na Mimos e Artes e blogueira por paixão, compartilho aqui tudo o que me inspira: desde o universo encantador do artesanato até dicas valiosas para quem deseja empreender com criatividade e propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário